O melhor pedaço da Maçã.
MM News

Receba os nossos principais artigos diariamente, por email.

Apple está testando suporte ao formato de imagens WebP, do Google, em novas versões beta do Safari

O Safari poderá ficar mais veloz num futuro próximo. A Apple está incluindo nas betas mais recentes do seu navegador para iOS 10 e macOS Sierra suporte ao WebP, um formato de imagens criado pelo Google com a finalidade de acelerar o carregamento de conteúdo na web.

Publicidade

Safari Technology Preview

O WebP é um formato que já existe há algum tempo — foi lançado pelo Google em 2010 —, mas só recentemente tem visto uma adoção em maior escala. Ele é capaz de produzir arquivos em qualidade semelhante ao onipresente JPEG ocupando um espaço significantemente menor; além disso, é capaz de unir vantagens de outros formatos como o PNG (suporte a transparências) e GIF (animações).

Se o suporte ao formato de fato passar para as versões finais do navegador, o Safari poderá ver algumas melhoras razoáveis de performance. Para se ter uma ideia, o Facebook adotou o WebP após perceber que as imagens ocupavam um espaço de 25% a 35% menor após conversão para o formato; o Google — que inclui suporte à tecnologia no Chrome desde 2012 — afirma que o YouTube carrega 10% mais rápido em navegadores capazes de ler WebP.

Apesar disso, ainda não se pode afirmar com certeza que as próximas versões públicas do Safari incluirão suporte ao formato. O motivo mais simples para tal é que uma inclusão desse tipo representa uma série de cuidados a serem tomados por parte dos desenvolvedores: suportes a novos formatos abrem portas que podem expôr os navegadores a potenciais problemas de segurança, além das usuais questões de compatibilidade. A Microsoft, por exemplo, afirma que não tem quaisquer planos de incluir suporte ao WebP no seu navegador Edge.

Publicidade

De qualquer forma, o simples reconhecimento por parte de uma empresa do tamanho da Apple à tecnologia já representa um passo enorme para ela, e agora é bem mais provável que vejamos suporte generalizado ao WebP num futuro próximo.

[via Patently Apple]

Ver comentários do post

Carregando os comentários…
Artigo Anterior
Antena de celular 4G com céu azul

↳ Apesar da alta presença no mercado, 4G está presente em apenas em 9,6% dos municípios brasileiros

Próximo Artigo
Ícone - iTunes Connect

Updates recentes na App Store: iTunes Connect, Snapchat, Pixelmator, Skype, Airmail e mais!

Posts Relacionados