O melhor pedaço da Maçã.

Como funciona o app Atalhos do iOS 12; confira algumas dicas de “receitas”

O iOS 12está entre nós e, com ele, um dos recursos mais ansiosamente aguardados pelos usuários (especialmente aqueles mais avançados): o chamado Atalhos da Siri, que, acompanhado do novo app Atalhos (Shortcuts) — uma reedição do antigo Workflow, que foi adquirido pela Apple —, torna toda a experiência de usar o seu iPhone ou iPad ainda mais simples e personalizada.

Publicidade

Muita gente, entretanto, ainda tem dúvidas do que significa o novo recurso e do que ele pode fazer, exatamente — o que é uma pena, já que em uma série de cenários ele surge basicamente como uma mão na roda. Por isso, vamos abaixo falar um pouco mais sobre a sua concepção, funções e formas de utilizar, compartilhando também algumas dicas de atalhos que podem ser úteis para o seu dia a dia. Vamos lá?

App Atalhos vs. Atalhos da Siri

Primeiramente, vamos fazer uma distinção entre os dois elementos. O Atalhos é um app que representa o “renascimento” do Workflow, aplicativo de terceiros que, como disse acima, foi adquirido pela Apple e recebeu uma série de melhorias sob o novo nome. Ele continua não sendo um app nativo do iOS — você precisa ir até a App Store e baixá-lo gratuitamente para começar a tirar proveito dos seus benefícios.


Ícone do app Atalhos
Atalhos de Apple
Compatível com iPadsCompatível com iPhones
Versão 2.2.2 (142.8 MB)
Requer o iOS 12.0 ou superior
GrátisBadge - Baixar na App Store Código QR Código QR
Screenshot do app AtalhosScreenshot do app AtalhosScreenshot do app AtalhosScreenshot do app Atalhos

Com o Atalhos, você pode criar ou baixar atalhos (em minúsculas), “receitas” que tiram proveito de uma série de recursos do sistema para automatizar ou simplificar tarefas em outros apps, nativos ou não.

Publicidade

Abaixo compartilhamos alguns exemplos úteis, mas as possibilidades são infinitas — desde um comando “Hora de dormir”, que ajusta suas luzes (se elas estiverem conectadas ao HomeKit, claro), configura o alarme e ativa o modo Não Perturbe, até uma forma de controlar o Spotify pela Siri.

Atalhos da Siri

O Atalhos da Siri, por sua vez, é um recurso nativo do iOS 12. Você não precisa baixar nenhum app para utilizá-lo, mas sua funcionalidade ficará mais evidente quando os apps que você já usa começarem a ser atualizados com suporte a ele — vários dos aplicativos mais populares da App Store já estão ganhando updates que tiram proveito da novidade.

Nesse caso, o que acontece é que a Siri receberá algumas habilidades extras criadas por desenvolvedores (ou pela própria Apple) e pode, inclusive, sugerir essas habilidades na tela de bloqueio do iPhone ou iPad. Por exemplo, o app Telefone pode perceber que você tem uma ligação perdida da sua esposa e avisar isso na Tela Bloqueada (notificação), na Busca do iOS ou na “Visualização para Hoje” com um lembrete de que você pode simplesmente dizer “E aí, Siri, ligue para minha esposa” para entrar em contato com ela. Os desenvolvedores podem deitar e rolar com essa possibilidade, e os cenários mais criativos da ferramenta ainda estão para aparecer.

Publicidade

Ambos os elementos, Atalhos e Atalhos da Siri, têm propósitos parecidos: dar uma maior sinergia aos diversos elementos do iOS e estabelecer a assistente digital como um epicentro desses elementos, criando um ecossistema mais inteligente e equiparado às habilidades do Google Assistente — só que, em vez de ter um servidor prevendo as tarefas que você deseja, é o próprio usuário que as configura previamente.

Como usar o app Atalhos

A Apple publicou um guia bem completo de como utilizar o app Atalhos, mas por enquanto ele está disponível apenas em inglês. Basicamente, entretanto, basta ter em mente que o app trabalha com dois conceitos: os atalhos (ou seja, um comando que desencadeia toda a sequência de eventos para realizar um processo pré-determinado) e as ações (cada uma das etapas desses processos, configuradas previamente).

Criando um atalho no app Atalhos para o iOS 12

Quando você abre o app Atalhos e toca no botão “Criar Atalho”, você pode adicionar todas as ações desejadas no campo de busca ou arrastar o dedo para cima para ver ações sugeridas. É possível evocar funções nativas do iOS, como alarmes, lembretes, emails, chamadas ou modos como o Não Perturbe, ou ainda funções de apps — tanto aqueles conectados ao HomeKit ou ao AirPlay quanto outros independentes, que realizem funções de vários tipos (basta que eles estejam atualizados para funcionar com a ferramenta).

Publicidade

Um exemplo: você pode criar um atalho “Indo para casa” e configurar, dentro dele, três ações: a primeira usa os Mapas do sistema para calcular quanto tempo você levará para chegar em casa e o iMessage para enviar uma mensagem a quem mora com você, dizendo “chegarei em “X” minutos”; a segunda liga o Bluetooth, conecta o iPhone ao sistema de som do carro e começa a tocar sua playlist favorita do Apple Music; a terceira usa o HomeKit para ativar sua cafeteira inteligente, em casa, para você ter café fresquinho ao chegar.

Os atalhos podem ser acessados dentro do app Atalhos, pela Central de Notificações, pelo menu de compartilhamento do iOS ou pela Siri — você pode atribuir um comando para cada atalho na assistente, de forma que simplesmente diga “E aí, Siri, [nome do atalho]” e ela ativará as ações imediatamente, sem quaisquer outras interações com o aparelho.

Lembrando que quem já usava o app Workflow anteriormente continua com as mesmas “receitas” (o nome que os atalhos recebiam anteriormente) funcionando normalmente; elas serão automaticamente importadas para o novo app. O benefício é que o Atalhos tem uma série de funções e integrações que o aplicativo antigo não tinha, então as possibilidades são ainda mais amplas.

Conhecendo alguns atalhos legais

Existem várias formas de explorar atalhos interessantes e/ou úteis criados por outros usuários ou desenvolvedores. A mais fácil delas é a própria galeria de atalhos da Apple, que pode ser acessada pelo app — basta tocar no ícone “Galeria”, na barra inferior, e checar as criações.

Galeria de atalhos do app Atalhos para o iOS 12

Outros sites também se apresentam como curadorias especiais de atalhos para a plataforma. Já falamos de um deleso Sharecuts, do desenvolvedor Guilherme Rambo — e agora já temos conhecimento de mais um: o SiriCuts, do desenvolvedor Renato Santiago. Vale a pena dar uma olhada em ambos os projetos e checar as ideias interessantes contidas em cada um.

Atalho "Flight Time"

Destaco aqui dois atalhos que me parecem úteis para a maioria dos usuários, um de cada site. O primeiro deles é o “Flight Time”, que prepara o seu iPhone para as próximas horas no ar ativando o Modo Avião, o Modo Pouca Energia e o Não Perturbe.

Atalho "YouTube Video Download"

O segundo é o “YouTube Vídeo Download”, que — como o nome já diz — baixa qualquer vídeo da plataforma do Google diretamente para o seu Rolo da Câmera.

Essas demonstrações, entretanto, são apenas o básico — tanto você quanto outros usuários e desenvolvedores podem colocar a cabeça para funcionar e, com o tempo, fazer com que a plataforma trabalhe especificamente para as necessidades de cada um e torne a vida de todo mundo um pouquinho mais rápida e fácil.

Incrível, não? Vocês já podem compartilhar seus atalhos preferidos logo abaixo, também. Basta, no atalho em questão, tocar no ícone de compartilhamento e escolher a opção “Copiar Link do iCloud” para gerar uma URL e sair distribuindo por aí. Soltem a imaginação!

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

MacMagazine no Ar #293: cobertura em Orlando, novos sistemas, CarPlay, Anatel, teardowns, AirPower e mais!

Próx. Post

Polícia californiana prende gangue que roubava Apple Stores

Posts Relacionados