O melhor pedaço da Maçã.

Edward Snowden está criando uma case para iPhone que diz quando você estiver sendo espionado

Edward Snowden continua exilado na Rússia três anos após ter vazado documentos confidenciais — e comprometedores — da NSA1National Security Agency, o serviço de inteligência dos Estados Unidos. para o mundo, mas isso nem de longe significa que ele parou a sua cruzada por um planeta livre da espionagem e da invasão de privacidade.

Publicidade

O novo foco de Snowden é um dispositivo ultra-popular, ultra-difundido e que a cada momento serve mais como um guardião de informações sensíveis dos seus donos — ou seja, um dos principais alvos de espionagem no planeta. O seu nome, naturalmente, é iPhone.

Para tentar coibir ao menos uma parte deste monitoramento ilegal, o ex-agente da NSA está trabalhando com Andrew “Bunnie” Huang, um conhecido hacker, na criação de uma case para iPhone que informe o usuário quando o dispositivo está sendo “grampeado” por outros indivíduos. Snowden apresentou seus planos — que incluem o conceito e um protótipo em fases iniciais — num live stream para o MIT Media Lab.

Case para iPhone de Edward Snowden

Basicamente, a case conecta-se ao iPhone pela porta do cartão SIM (oferecendo ela mesma uma entrada para o chip do usuário) e, com acesso à placa lógica do aparelho, detecta os sinais elétricos das suas duas antenas, lendo todos os sinais de rádio (seja de celular, Wi-Fi, Bluetooth ou GPS) emitidos ou recebidos. Na sua face principal, uma pequena tela monocromática atua como um osciloscópio que avisa quando o iPhone está recebendo ou enviando sinais não-desejados pelo usuário.

Publicidade

A case inclui ainda um botão de desligamento que, segundo os criadores, é mais seguro que o ato de desligar o iPhone em si, pois aparentemente podem existir malwares os quais simulam o processo e fingem estar desligando o aparelho quando na verdade seus rádios ainda estão dedurando todo mundo no recinto. Da mesma forma, o Modo Avião, também segundo Snowden e Huang, pode ser uma mera ilusão que continua enviando sinais a terceiros não-identificados.

Os detalhes completos e especificações técnicas do dispositivo encontram-se nesta página e, embora Snowden não tenha planos de comercializar amplamente a case num futuro próximo, ele prevê que uma versão totalmente funcional estará pronta no ano que vem. A ideia é oferecê-la a jornalistas e trabalhadores da indústria da informação.

[via TechCrunch]

Notas de rodapé

  • 1
    National Security Agency, o serviço de inteligência dos Estados Unidos.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Um pit stop inesperado: apresentação do “Apple Car” pode ter sido adiada para 2021

Próx. Post

Aproveite: iPhones, iPads, Apple Watch Sport e MacBook Air em promoção!

Posts Relacionados