O melhor pedaço da Maçã.
MM News

Receba os nossos principais artigos diariamente, por email.

Restrições em pagamentos móveis da Apple incomodam os principais bancos da Austrália

A Apple está se esforçando para levar o seu sistema de pagamentos à maior quantidade possível de países. E é por isso que, mesmo se conseguir fechar acordo com apenas um banco/cartão de crédito, já é suficiente para anunciar uma nova expansão. Assim aconteceu com alguns países, incluindo a Austrália, que recebeu o Apple Pay em novembro de 2015, iniciando aceitando somente o American Express.

Publicidade

Era esperado que — já passados oito meses — mais bancos cederiam ao sistema de pagamentos móveis, porém parece que existe uma forte razão por trás da resistência: os três maiores bancos australianos consideram que a Maçã tem uma “conduta anticoncorrencial” ao permitir que o iPhone acesse o NFC1 somente com o seu sistema.

Apple Pay

De acordo com a Reuters, os bancos Commonwealth Bank, National Australia Bank (NAB) e Westpac todos desejam que pagamentos por NFC estejam disponíveis também para ser usados por suas próprias carteiras digitais, as quais já financiaram e desenvolveram. Entretanto, isso não acontece atualmente pois o iPhone somente efetua pagamentos utilizando o NFC se este for ligado à carteira do Apple Pay, não permitindo soluções de terceiros.

Publicidade

Para evitar que a Maçã intente negociações individuais a fim de convencer um ou mais dos bancos, eles entraram com um pedido na Australian Competition and Consumer Commission (ACCC, a agência australiana regulamentadora de competição) para que a negociação seja só uma, feita em conjunto.

Representando os bancos, o consultor sênior da Novantas, Lance Blockley, comentou essa questão:

Isto é para fornecer aos australianos uma escolha real e melhores resultados. Se for aceito, o pedido traria benefícios tremendos para todo o cenário australiano de pagamentos móveis, incluindo para tarifas de transportes públicos, companhias aéreas, bilheterias, programas de fidelidade e recompensa em lojas e diversos aplicativos que ainda serão desenvolvidos.

Essa jogada dos bancos podem despertar a atenção de outros pelo mundo e isso com certeza afetaria muito a expansão do sistema de pagamentos da Maçã. Só esperamos que ela abra os olhos, pois as concorrentes (Samsung Pay e Android Pay) já aceitam pagamentos móveis de aplicativos de terceiros.

[via MacRumors]

Ver comentários do post

Carregando os comentários…
Artigo Anterior
Ícone - Microsoft Pix

Microsoft Pix é um novo app que promete tirar fotos melhores do que o Câmera nativo do iPhone

Próximo Artigo
MacBook Air com um gráfico de ações

Foco em serviços, iPads gerando mais receitas… confira os destaques do 3º trimestre fiscal da Apple

Posts Relacionados