O melhor pedaço da Maçã.

MM Responde: como mudar o local de backup do meu iGadget para um HDD externo?

Domingo olímpico com mais uma dica de ouro da nossa coluna MM Responde. 🏅

Publicidade

A pergunta do dia é:

Como mudar o local de backup do meu iGadget para um HDD externo?

iGadgets

Se você tem um iPad, iPhone ou iPod touch com 64GB ou mais, certamente tem um problema para fazer o backup do aparelho. A opção de backup no iCloud muitas vezes é a mais recomendada, mas além de requerer a contratação de mais espaço na nuvem, ainda há o problema do tempo para a realização tanto da cópia dos arquivos quanto da restauração do aparelho (quando e se necessário).

iTunes num MacBook

Além dela, há a opção de fazermos o backup pelo iTunes. Neste caso, porém, você pode facilmente entupir o seu Mac com backups (especialmente se você tem um iPad e um iPhone/iPod touch, por exemplo).

Uma boa opção é deslocar esse backup local que normalmente fica dentro do iTunes para um HDD1Hard disk drive, ou disco rígido. externo. Assim, você salva espaço no seu Mac e mantém os benefícios de ter um backup local (que, diferentemente da opção no iCloud, realiza as tarefas de forma bem mais rápida). Pois é exatamente isso que vamos ensinar neste MM Responde de hoje.

Para realizar essa troca de local do backup, será necessário o uso do Terminal (localizado em /Aplicativos/Utilitários/) — é por ele que definiremos a pasta de destino do seu novo local de backups.

Preparação

Antes de começar, prepare seus Mac e HDD externo.

  1. Com o iTunes fechado, conecte o seu drive ao Mac.
  2. Crie uma pasta no disco — apenas como exemplo, utilizaremos o nome “BackupExterno”.
  3. Clique com o botão direito no ícone do Finder e selecione “Ir para pasta…” (atalho ⌘⇧G) e digite o seguinte caminho: ~/Library/Application Support/MobileSync/

Caminho Finder

  1. Localize neste diretório a pasta chamada “Backup” e copie-a para a nova pasta “BackupExterno”.
  2. Volte ao local original da pasta de “Backup” (~/Library/Application Support/MobileSync/) e apague a pasta do seu Mac.
  3. No meu caso, o HDD externo se chama “MMHD”. O comando no Terminal que definirá o destino do backup do iTunes ficará assim:
ln -s /Volumes/MMHD/BackupExterno/Backup/ ~/Library/Application\ Support/MobileSync
  1. Encerre o Terminal, clique com o botão direito no ícone do Finder e selecione “Ir para pasta…” (⌘⇧G) e digite o seguinte caminho: ~/Library/Application Support/MobileSync/.
  2. Verifique se o arquivo “Backup” é um atalho que aponta para o seu disco externo, conforme a imagem abaixo:

Atalho de pasta do iTunes

Backup

Após verificar o atalho, conecte o dispositivo ao seu Mac, verifique se a opção de fazer backup no computador está marcada e aguarde a conclusão do processo.

Backup do iGadget no iTunes

·   ·   ·

Publicidade

Se você procurou resposta no MM Fórum e não encontrou ou se você simplesmente tem alguma sugestão para o MM Responde (selecionaremos uma por vez), é só mandar um email para mim [marcelo arroba o nosso domínio] ou falar comigo no Twitter [@marcelodemelo].

Até a próxima! 😉

Atualização · 05/02/2017 às 14:00

Algumas pessoas me perguntaram como voltar o local de backup do iTunes para a pasta original, dentro do Mac. Vamos lá:

  1. Com o iTunes fechado, clique com o botão direito no ícone do Finder e selecione “Ir para pasta…” (atalho ⌘⇧G) e digite o seguinte caminho: ~/Library/Application Support/MobileSync/
  2. Apague a pasta de atalho “Backup”, que indica o caminho para o seu HDD;

Feito isto, basta encerrar o Terminal, abrir o iTunes, conectar o seu iGadget ao Mac e clicar em “Fazer Backup Agora”. 😉

Notas de rodapé

  • 1
    Hard disk drive, ou disco rígido.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Graava, o “acidente” que virou um app para edição automática e inteligente de fotos/vídeos

Próx. Post

↳ Skype libera suíte de chatbots para aplicativos de terceiros

Posts Relacionados