Ao iniciar negociações pela Austrália a fim de levar o seu serviço de pagamentos móveis, a Apple se deparou com uma grande resistência dos bancos, que se indignaram por somente o Apple Pay poder acessar o NFC1Near-field communication, ou comunicação por campo de proximidade. de seus aparelhos, eliminando as possibilidades de qualquer outro aplicativo utilizar essa tecnologia.
Depois de os três principais bancos australianos — Commonwealth Bank, National Australia Bank (NAB) e Westpac — entrarem com um pedido junto à agência australiana regulamentadora de competição (ACCC) para que pudessem negociar como uma só entidade, agora foi a vez da Maçã de se pronunciar sobre o caso.
O australiano Financial Review revelou hoje que o documento da Apple enviado para a ACCC teve “enérgicas” três páginas explicando as possíveis consequências caso o código do NFC fosse aberto pela gigante de Cupertino.
A Apple mantém padrões muito elevados de segurança para nossos clientes quando eles usam nossos dispositivos para fazer pagamentos. Fornecer fácil acesso à antena NFC para os aplicativos dos bancos iria diminuir fundamentalmente o elevado nível de segurança que a Apple procura ter em nossos dispositivos.
No documento, é relatado que os bancos querem forçar a Apple a concordar com alguns termos inaceitáveis, como cobrar uma taxa a mais aos clientes que escolherem usar o Apple Pay. Alegando que os bancos teriam se baseado em “insinuações e distorções”, a Maçã afirma que o pedido poderia prejudicar os consumidores e atrasar inovações no país.
Infelizmente, e com base na sua compreensão limitada, os [bancos] consideram o Apple Pay uma ameaça competitiva. Esses bancos querem manter o controle completo sobre os seus clientes. O presente pedido é apenas a última tática usada por esses bancos concorrentes para diminuir a entrada da Apple no mercado australiano.
Ao permitir que eles formem um cartel para ditar coletivamente termos para novos modelos de negócios e serviços abriria um precedente preocupante e atrasaria a introdução de tecnologias inovadoras.
Marg Demmer foi o responsável por assinar esse documento, o que foi uma escolha interessante pelo fato de ele já ter feito parte do ANZ Banking Group, um dos bancos que aceitaram o Apple Pay. Mesmo com esse apoio, a Maçã diz precisar da ajuda dos três grandes bancos para que seu serviço consiga uma penetração expressiva na terra dos cangurus.
[via AppleInsider]
Notas de rodapé
- 1Near-field communication, ou comunicação por campo de proximidade.