O melhor pedaço da Maçã.
MM News

Receba os nossos principais artigos diariamente, por email.

Patente: futuros iPhones e iPads poderão capturar fotos, vídeos e impressões digitais de ladrões

Touch iD

Nesta quinta-feira (25/8), a Apple entrou com um pedido de patente que pode tornar a vida dos ladrões mais difícil e tranquilizar a dos usuários de iDevices.

Publicidade

Intitulada “Biometric capture for unauthorized user identification” (algo como “Captura biométrica para identificação de usuário não autorizado”), a patente descreve uma maneira de utilizar o Touch ID, a câmera e outros sensores de iPhones e iPads para recolher informações de usuários não cadastrados no aparelho.

O que temos atualmente é uma simples inativação do sistema ou remoção de todos os dados (dependendo da configuração do usuário) após 10 tentativas na senha numérica. Na patente, diversas opções foram mencionadas, inclusive uma de já guardar informações biométricas e imagens de um usuário depois de uma tentativa. Outra opção seria guardar os dados de “intrusos” depois de uma combinação de fatores e ações, podendo ser configurado por protocolos internos de segurança ou pelo próprio usuário.

Patente Touch ID
Fluxogramas de várias possíveis implementações do sistema

No documento, são citadas algumas situações nas quais essa tecnologia poderia ser aplicada. Por exemplo, o smartphone de um usuário pode ser roubado e o ladrão pode tentar utilizar o aparelho. Outro exemplo seria a tentativa de uma criança tentar acessar o tablet sem a permissão do usuário.

Além de guardar a informação biométrica, fotos, áudios e vídeos do usuário não-autorizado, outros dados poderiam ser recolhidos como a data e o horário, a localização do dispositivo, a velocidade, a pressão do ar e mais. Então, as informações poderiam permanecer armazenadas localmente no aparelho ou enviadas a um servidor remoto para avaliação mais extensa, onde estariam guardadas informações de usuários reconhecidos.

Publicidade

Esta medida, entretanto, pode bater de frente com algumas políticas de privacidade das quais a Apple tanto se orgulha em ter, como a escolha de reter as impressões digitais no próprio aparelho em vez de em um servidor online. Mas, como diversas possibilidades foram apresentadas no documento, esperamos que dele venha realmente novas tecnologias para nos beneficiar.

É importante lembrar que nem sempre pedidos de patentes se tornam realidade. De qualquer forma, esta é mais uma prova do esforço que a Apple vem fazendo para trazer cada vez mais segurança para seus usuários.

[via AppleInsider]

Ver comentários do post

Carregando os comentários…
Artigo Anterior
App MindNode para iOS

MindNode é o mais novo "App grátis da semana", aproveitem!

Próximo Artigo
iOS 9.3.5

Apple libera iOS 9.3.5 para todos os usuários de iPads, iPhones e iPods touch

Posts Relacionados