O melhor pedaço da Maçã.

Gerencie facilmente seus arquivos armazenados no iCloud com o aplicativo Cloud Mate

Ícone - Cloud Mate (OS X)

Com a chegada do iCloud (serviço de armazenamento e sincronização na nuvem), a Apple implementou uma nova forma de lidarmos com documentos. Antes, com o MobileMe e seus antecessores, nossos arquivos (fotos, vídeos, planilhas, etc.) ficavam armazenados em pastas (iDisk) onde era possível visualizar todos de uma vez só. Podíamos, por exemplo, abrir um documento de texto no Pages, no Word, no Editor de Textos (TextEdit) ou em qualquer outro aplicativo instalado no OS X. O arquivo era o centro das atenções.

Publicidade

Com o iCloud, a Apple mudou esse esquema. Em vez de tudo ser centralizado em arquivos, a estrutura gira em torno dos aplicativos — eles são o centro das atenções. Não existe mais um gerenciador de documentos para visualizarmos todos eles de uma vez só. Agora, nossos documentos ficam “armazenados” dentro de cada app.

Vejamos o meu caso, por exemplo. Antes do iCloud, eu tinha diversos arquivos armazenados nas pastas Documentos do MobileMe. Assim, eu tinha acesso a eles de qualquer máquina, bastando uma conexão com a internet. Agora, eu tenho documentos PSD (Photoshop) os quais estão armazenados dentro do Pixelmator; as planilhas estão dentro do Numbers; enquanto que alguns arquivos de texto estão dentro do Pages e outros no Editor de Texto.

São modelos de gerenciamento completamente diferentes e ambos tem seus prós e seus contras. Mas a verdade é que muita gente não se adaptou ao novo formato, preferindo o antigo. Se você é uma dessas pessoas, precisa conhecer o Cloud Mate.

Cloud Mate (OS X)

Esse aplicativo basicamente cria uma interface muito parecida com a do Finder, na qual podemos passear pelos arquivos armazenados no iCloud de uma forma totalmente centralizada. Nele podemos renomear arquivos, criar pastas e até mesmo deslocar um determinado documento de um app para outro. O Cloud Mate ainda conta com um recurso bem bacana: notificações para mudanças feitas em documentos. Ou seja, ele é um perfeito gerenciador de arquivos do iCloud.

Publicidade

O vídeo abaixo mostra exatamente como tudo funciona:

Publicidade

Além de ter uma versão para OS X, existe também uma para iOS. Se você não curte a estrutura organizacional do iCloud, o Cloud Mate pode ser uma ótima pedida! 😉


Ícone - Cloud Mate (OS X)Cloud Mate [site oficial]

US$ 6.99
Requer o OS X 10.8 ou superior.
Compatível com Macs.
Desenvolvedor(a): RED When Excited Ltd.


Desculpe, app não encontrado.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Confira as ofertas de hoje no Two Dollar Tuesday: PDF Creator +, Stills e Synalyze It!

Próx. Post

Vídeo-aula: Time Machine

Posts Relacionados