O melhor pedaço da Maçã.

Epic Games leva briga contra a Apple pra Europa [atualizado]

Free Fortnite Europa

A saga da Epic Games — desenvolvedora de Fortnite — contra a Apple acaba de chegar a um novo patamar: a Epic anunciou hoje que entrou com uma nova ação antitruste contra a Maçã na União Europeia — a qual se soma aos processos já em trâmite nos Estados Unidos e na Austrália.

Publicidade

A queixa, apresentada à Direção-Geral da Concorrência da Comissão Europeia, alega que a Apple “usa seu controle do ecossistema iOS” para se beneficiar enquanto “bloqueia concorrentes”, acusando-a de abusar da sua posição dominante — o que pode representar uma violação da lei de concorrência da UE.

Vale notar que, historicamente, a UE tem o punho mais firme em relação aos processos que envolvem empresas de tecnologia dos EUA — a exemplo da ação contra a Apple sobre impostos retroativos na Irlanda.

Além disso, a Europa usa padrões diferentes dos EUA em se tratando de questões antitruste, com foco maior nos danos de possíveis ações anticompetitivas do que no impacto sobre os consumidores.

O fundador e CEO1Chief executive officer, ou diretor executivo. da Epic Games, Tim Sweeney, falou sobre a nova investida contra a Apple:

O que está em jogo aqui é o futuro das plataformas móveis. Os consumidores têm o direito de instalar aplicativos de fontes de sua escolha e os desenvolvedores têm o direito de competir em um mercado justo. Não ficaremos de braços cruzados e permitiremos que a Apple use seu domínio para controlar o que deveria ser um campo nivelado. É ruim para os consumidores, que estão pagando preços inflacionados devido à completa falta de competição entre as lojas e ao processamento de pagamentos no aplicativo. E é ruim para os desenvolvedores, cujos meios de subsistência muitas vezes dependem da total discrição da Apple quanto a quem permitir na plataforma iOS, e em quais termos.

A Epic diz que não busca nenhuma indenização da Apple, apenas “acesso e concorrência justa”, o que a empresa diz que beneficiará tanto os consumidores quanto os desenvolvedores.

Publicidade

Tanto a Apple quanto a Comissão Europeia não comentaram, ainda, a nova queixa da Epic. Fato é que a briga (já grande) está só escalando e nenhum dos dois lados parece disposto a torcer o braço…

via Axios

Atualização 17/02/2021 às 09:51

Ao Business Insider, um porta-voz da Apple disse que a Epic Games fez seus clientes de “peões” para jogá-los contra a companhia — algo que ela já vinha defendendo há alguns meses.

A Epic tem sido um dos desenvolvedores de maior sucesso na App Store, crescendo em um negócio multibilionário que atinge milhões de usuários do iOS em todo o mundo, incluindo na União Europeia. De maneiras que um juiz descreveu como “enganosa” e “clandestina”, a Epic habilitou um recurso em seu aplicativo que não foi revisado ou aprovado pela Apple, e o fez com a intenção expressa de violar as diretrizes da App Store que se aplicam igualmente a todos os desenvolvedores e protegem os clientes.

Seu comportamento temerário transformou os clientes em peões e esperamos deixar isso claro para a Comissão Europeia.

Veremos se a Epic retrucará…

Notas de rodapé

  • 1
    Chief executive officer, ou diretor executivo.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Apple só aceitará apps oficiais com “passaportes de vacinação”

Próx. Post

Apple Music paga US$163 milhões em royalties retroativos

Posts Relacionados