O melhor pedaço da Maçã.
MM News

Receba os nossos principais artigos diariamente, por email.

Saiba quais deverão ser os modelos dos iPhones 7/7 Plus homologados aqui no Brasil

Como sempre, assim que a Apple lança um novo iPhone, uma das primeiras perguntas que surgem é: afinal, qual modelo a empresa enviará à Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) para ser homologado e vendido aqui no Brasil?

Publicidade

Bem, antes de entrar nesse mérito, aqui vai um recado bastante útil: no fim de 2015, a Apple tomou uma atitude bastante aguardada e passou a dar suporte a qualquer modelo de iPhone em nosso território. Isso quer dizer que, independentemente do modelo que você compre por aí em alguma viagem, ele contará com garantia no Brasil durante o período de um ano após a data da compra. Pouco depois de implementar isso para os iPhones 6s e 6s Plus, ela também estendeu o suporte aos iPhones 6, 6 Plus, 5s e 5c adquiridos nos EUA.

iPhone 7 Plus jet black de costas e iPhone 7 jet black de frente

É de se imaginar, então, que essa política continuará em prática para os iPhones 7/7 Plus. Sendo assim, você poderá adquirir o novo aparelho em qualquer canto do mundo que poderá ter o suporte da Apple Brasil normalmente. Apenas reforçando: se tudo continuar como está e a Apple não fizer alteração nisso, obviamente.

Publicidade

Ainda assim, tem gente que gosta de evitar uma possível dor de cabeça e comprar exatamente o mesmo modelo que será vendido aqui. Sabe como é, “só para garantir”. E qual seria esse modelo, então?

Analisando esta página da Apple onde ela fornece informações de compatibilidade dos modelos de iPhones com redes 3G/4G, vemos que existem três modelos de iPhone 7 e três de iPhone 7 Plus. Para a nossa sorte, essa divisão de modelos parece ser bem clara:

  • A1660 (iPhone 7) e A1661 (iPhone 7 Plus): modelos com a tecnologia CDMA, que serão vendidos pela Sprint e pela Verizon nos EUA (e por outras operadoras menores/regionais). Eles também serão comercializados na China, em Hong Kong, em Porto Rico e nas Ilhas Virgens Americanas.
  • A1778 (iPhone 7) e A1784 (iPhone 7 Plus): modelos com a tecnologia GSM, que serão vendidos pela AT&T e pela T-Mobile nos EUA. Eles também serão vendidos na Europa e na Ásia.
  • A1779 (iPhone 7) e A1785 (iPhone 7 Plus): modelos com a tecnologia CDMA, que serão vendidos — por enquanto — apenas no Japão.

Vale notar que *todos* eles são felizmente compatíveis com o 4G brasileiro (a maioria das operadoras nacionais utiliza a frequência de 2.600MHz, conhecida como banda 7).

Publicidade

Posto isso, ninguém tem como garantir 100% mas, analisando o cenário acima, fica fácil arriscar que os modelos A1778 (iPhone 7) e A1784 (iPhone 7 Plus) serão os homologados aqui no Brasil justamente por serem os mais globais. Historicamente, aparelhos comercializados nos EUA pela AT&T e T-Mobile também são justamente os enviados para cá — se não me engano, a única exceção foram os iPhones 5 e 5s, uma época em que o 4G ainda era algo incipiente aqui no Brasil e o suporte a bandas/frequências no iPhone, mais limitado.

Assim, mesmo não tendo mais que se preocupar com isso — levando em conta que a Apple oferece garantia a qualquer modelo aqui no Brasil —, esses devem ser os modelos que serão oficialmente comercializados por aqui.

Ver comentários do post

Carregando os comentários…
Artigo Anterior
iPad Pro de 9,7 polegadas

Apple atualiza opções de armazenamento em toda a linha de iPads; preços dos modelos Pro têm boa queda — inclusive no Brasil [atualizado]

Próximo Artigo
Novos fones da Beats

Conheça os novos fones Beats lançados hoje pela Apple [atualizado]

Posts Relacionados