Desde a inauguração da iPhone App Store, a empresa Pinch Media, além de ter fornecido aos desenvolvedores uma biblioteca de análise para monitorar a utilização de aplicativos (quantos novos usuários, tempo de uso, etc.), procurou também coletar todo tipo de dado possível da loja, como rankings e mudanças de preços, e armazená-los no seu banco de dados.
A partir desses dados, foi constatado recentemente que a vida média de uso de um app para iPhone é menor que 30 dias! A estatística, de acordo com Greg Yardley, CEO da Pinch Media, baseia-se em informações obtidas a partir de mais de 30 milhões de downloads da App Store, o que significa que a afirmação é quente.
Greg diz que, a cada cinco programas, apenas 20% dos usuários voltam a utilizá-los depois do primeiro dia de download. Logo depois, eles são deixados de lado ou deletados. O pior é que, 30 dias mais tarde, menos de 5% ainda continuam usando o aplicativo baixado.
Confira abaixo todos os slides deste último estudo:
Isso tudo, meus caros, significa, por exemplo, que obter retorno de aplicativos através de propagandas não é uma boa ideia, visto que poucos deles são real e constantemente utilizados após certo tempo.
Talvez o aplicativo do iPhone que seja mais utilizado é o da própria App Store. Com tantas ofertas e opções, os usuários ficam malucos atrás de novidades, promoções de títulos gratuitos por tempo limitado, utilitários que não terão utilidade nenhuma em suas vidas, e acabam esquecendo de realmente aproveitar o que compram ou baixam.
Vamos brincar? Olhe para o seu iPhone/iPod touch e selecione os cinco (5) aplicativos que você mais usa, provavelmente os que você realmente abre diariamente (sem contar Telefone, Contatos, etc. — e seja sincero!). Aqui está a minha lista pessoal, na ordem:
- Darts
- Sol Free
- Weather
- Notes
Impressionante, não é? 😉