O melhor pedaço da Maçã.
Prévia do novo CarPlay da Porsche e da Aston Martin

Aston Martin e Porsche divulgam prévia do novo CarPlay em seus carros

A Aston Martin e a Porsche divulgaram hoje prévias do sistema que estará nos seus primeiros veículos a serem lançados (em 2024) com o novo CarPlay, anunciado ainda na WWDC22. As duas montadoras, vale lembrar, estão entre as 14 que lançariam carros com a novidade neste ano.

Publicidade

O novo CarPlay é um sistema ainda mais imersivo, que une os recursos já existentes às funções do carro, como ajuste de ar-condicionado, rádio, velocímetro e afins, ocupando todo o painel do veículo.

De acordo com o que foi demonstrado pelas empresas e noticiado pelo Car and Driver, o interessante é que, apesar de o sistema contar com os elementos de interface da Apple, foi dada às empresas uma margem de personalização. Deste modo, como destacado por Alan Dye (vice-presidente de design de interfaces humanas da Apple), cada fabricante poderá inserir a sua identidade visual em elementos da interface exibida nos painéis, como no velocímetro.

Como podemos ver, esse foi o caso da Aston Martin e da Porsche. Mesmo se tratando do mesmo sistema, pode-se notar como a área do velocímetro e outras com informações relacionadas à navegação foi desenhada privilegiando cores e elementos que têm mais a ver com a identidade visual de cada marca. O sistema da Aston Martin, por exemplo, exibe a frase “Feito à Mão na Grã-Bretanha”.

Publicidade

Assim como ocorreu com a Nike e a Hermès com os seus mostradores para Apple Watch, a Maçã ofereceu diversas ferramentas de personalização da interface para que as fabricantes inserissem os seus elementos no novo CarPlay. A ideia, assim, foi que a integração entre o sistema da empresa e o do carro ocorresse tanto a nível de telas no painel quanto no próprio software.

Também existe algum grau de personalização para os usuários, que poderão escolher quais widgets serão exibidos nas telas. Apesar de os dados sobre o carro serem mostrados junto aos de apps do iPhone, as informações não são armazenadas no smartphone.

Por haver várias telas com o CarPlay — e não apenas uma dedicada ao sistema de multimídia, como na maioria dos veículos atuais —, mais informações também poderão ser exibidas e de forma integrada. No velocímetro, por exemplo, poderá ser mostrada a mídia sendo reproduzida no momento, bem como interfaces de apps como Mapas e Telefone em outras telas, junto à grade de apps no display principal.

Publicidade

O chefe de marca e diretor comercial da Aston Martin, Marco Mattiacci, destacou que os principais motivos para a escolha de colaborar com a Apple foram a busca por excelência e desempenho:

A integração de uma tecnologia com o mais novo estado da arte combinada com uma interface intuitiva e personalizada é fundamental para criar a melhor experiência da Aston Martin para os consumidores.

O executivo afirmou, ainda, estar animado para compartilhar mais detalhes sobre o novo CarPlay nos veículos da marca e que as empresas estão trabalhando para que eles sejam lançados em 2024. A nova tecnologia é compatível com a mais recente versão do sistema próprio da companhia, que também será lançada com os próximos carros, como o modelo DB12.

O vice-presidente de estilo da Porsche, Michael Mauer, por sua vez, lembrou da importância de recursos digitais para oferecer uma boa experiência de direção, à altura do histórico da empresa. Ele também destacou um novo app da empresa para o CarPlay atual que permite controlar funções do carro. A fabricante, contudo, não revelou quando exatamente veículos com o novo sistema serão lançados, limitando-se a dizer que isso ocorrerá “no futuro”.

Publicidade

Além de o anúncio entregar mais detalhes sobre o novo CarPlay, a divulgação também foi uma maneira de a Apple cumprir, de alguma forma, a promessa de revelar mais informações sobre o novo sistema até o fim de 2023. No ano que vem, mais fabricantes ainda deverão comentar sobre quando lançarão veículos com o novo CarPlay.

Mais informações também deverão ser confirmadas, incluindo novos recursos como o de abastecer o carro com o sistema, bem como se modelos antigos terão acesso às novidades de alguma forma.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Oferta: iPhone 14 de 128GB com desconto de 26%

Próx. Post

Firefox 121 conta com suporte ao Controle por Voz no Mac

Posts Relacionados