O rei está morto, vida longa ao rei. Após um reinado de 74 dias que parecia que se estenderia pela eternidade, o trono do Pokémon GO foi usurpado: ele deixou de ser o aplicativo mais lucrativo da App Store americana.
Em dados coletados pela firma de análise Sensor Tower, o novo dono do pedaço é o Clash Royale, da Supercell, que você certamente deve conhecer por causa daquele comercial horroroso com o Marcelo Adnet.
Na App Store brasileira, Clash Royale também superou o game dos personagens da Nintendo — mas ambos ainda estão abaixo do Spotify. O jogo de estratégia lançou uma atualização nos últimos dias com um modo de batalha e uma série de novos cards, o que em parte explica sua ascensão ao topo da lista.
A outra explicação tem a ver, claro, com o fato de que Pokémon GO é divertidíssimo nos primeiros dias ou semanas de jogo, mas depois não tem nem de longe elementos o suficiente para manter os jogadores interessados.
Sinal claro disso é o fato de que o jogo da Niantic e da Nintendo foi o mais rápido a chegar a 10 milhões de downloads — sete dias, contra nove do próprio Clash Royale —, mas não conseguiu o recorde de mais dias consecutivos no topo da lista de jogos mais lucrativos; esta honraria pertence a Clash of Clans, da mesma Supercell, que passou 347 dias reinando (e o segundo lugar é do dinossauro sagrado Candy Crush Saga, com 109 dias).
Apesar de tudo, ainda é cedo para decretar a morte de Pokémon GO. O jogo continua sendo o #1 da Google Play Store americana em lucratividade, e nas App Stores de vários países — como Grã-Bretanha, Austrália e Portugal — ele também ainda mantém a coroa; além disso, a Niantic tem oferecido atualizações constantes para o app com novidades interessantes para jogadores.
E a versão para Apple Watch está chegando no fim do ano… se alguém ainda estiver jogando até lá, isso é.
[via MacRumors]