O melhor pedaço da Maçã.

Sun lança clone da iPhone App Store para a sua plataforma Java [atualizado]

Loja virtual da Sun, a Java StoreA Sun Microsystems lançou ontem a sua lojinha virtual para venda de aplicativos na linguagem Java e JavaFX. A Java Store foi apresentada em meio ao seu evento JavaOne, que reúne programadores da linguagem em San Francisco, nos Estados Unidos. A novidade é restrita a desenvolvedores e usuários de teste residentes no país.

Publicidade

O principal objetivo da Sun é justamente atingir um mercado que hoje é atendido basicamente pela Apple, com a iPhone App Store. “Seja você uma companhia da Fortune 500 ou uma startup, sua necessidade primária é atingir o cliente”, disse o vice-presidente de marketing da companhia em meio ao press release divulgado à imprensa.

Não existe ainda uma política clara de preços definida para a comercialização dos aplicativos. Quem já confirmou o seu apoio à Java Store foi a operadora americana Verizon Wireless, que ainda não teve o aval da Apple para disponibilizar o iPhone aos seus clientes (a AT&T tem exclusividade nos Estados Unidos).

Embora a novidade da Sun surja em um momento de decisões (a proposta de compra feita pela Oracle está nas etapas finais de aprovação), a capilaridade da Java Store é certamente maior. Boa parte dos celulares disponíveis no mercado são compatíveis com Java, assim como desktops.

Atualização (03/06/2009, às 16h41): Por enquanto, a Java Store só oferece aplicativos para desktop (Mac OS e Windows XP e Vista). O planejamento da Sun é liberar a loja eletrônica para outros dispositivos, como celulares, TVs ou qualquer outro cliente Java muito em breve.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Comic Life chega à versão 1.5

Próx. Post

Vazam novas fotos do suposto iPhone de terceira geração

Posts Relacionados