O melhor pedaço da Maçã.

Spotify testa pagamento alternativo no Google Play

Pe3k / Shutterstock.com
Spotify no Google Play

Já faz um tempo desde que o Spotify começou a encampar uma briga contra a obrigatoriedade do uso de meios de pagamento das lojas oficiais de aplicativos móveis em compras internas — nas quais é cobrado uma taxa de 30% sobre cada transação realizada.

Publicidade

Com a Apple, o serviço de streaming não vem conseguindo obter sucesso nessa empreitada, visto que até mesmo a inclusão de um email com links para compras externas foi negada pela Maçã; com o Google, a história vem sendo um pouco diferente — e benéfica para a empresa sueca.

No início do ano, inclusive, o Spotify e o Google anunciaram que o app passaria a contar internamente com um meio de pagamento alternativo no Android, mesmo se fosse baixado diretamente pelo Google Play — ou seja, não instalado por meio de lojas alternativas à nativa.

Denominado Escolha de Cobrança do Usuário (User Choice Billing, ou UCB), esse programa está finalmente saindo do papel, visto que o Spotify anunciou que começou a testá-lo em alguns mercados selecionados.

Google + Spotify

Como mostra o GIF compartilhado pela plataforma, a página de pagamento do app terá duas seções: uma para pagar com o Google Play (a qual dará ao Google a tradicional comissão de 30%) e outra para pagar com soluções oferecidas pelo próprio serviço.

Publicidade

Na opção para pagar com o Spotify, usuários poderão escolher entre adicionar um cartão de crédito ou pagar diretamente com o PayPal — pelo menos por ora, enquanto o programa está em fase de teste.

Vale recordar que o UCB é um projeto do Google e deverá ser expandido para outros desenvolvedores futuramente. Certamente, a opção aumentará a pressão sobre a Apple para flexibilizar a forma como se cobra por transações internas no iOS.


Ícone do app Spotify: músicas e podcasts
Spotify: músicas e podcasts de Spotify
Compatível com iPadsCompatível com iPhonesCompatível com Apple WatchesCompatível com Apple TV
Versão 8.9.19 (187.8 MB)
Requer o iOS 15.0 ou superior
GrátisBadge - Baixar na App Store Código QR Código QR

via MacRumors

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Promoções na App Store: Twist Spinner, HDR Max, JotNow e mais!

Próx. Post

AirTag ganha nova atualização de firmware

Posts Relacionados