A empresa Opera (sim, aquela, do navegador) publicou recentemente seu primeiro estudo sobre publicidade móvel intitulado “The State of Mobile Advertising, Q2 2012” (algo como “O Estado da Publicidade Móvel, Segundo Semestre de 2012”).
Em nossa primeira edição do relatório The State of Mobile Advertising, olhamos com profundidade para a monetização da publicidade móvel a partir de quatro perspectivas de valores da cadeia de entrega de anúncios: dispositivos, editoras, redes de anúncios e anunciantes. Este relatório é baseado em percepções do segundo trimestre de 2012 e resume a nossa experiência adquirida como plataforma mundial de anúncio móvel líder, servindo mais de 9.000 clientes globais, com mais de 35 bilhões de impressões de anúncios por mês e gerando mais de US$240 milhões de receitas para editores móveis em 2011.
Abaixo, selecionamos alguns dados/gráficos interessantes:
A pesquisa aponta que o iPhone é o aparelho com a melhor performance, com um eCPM médio de US$2,85.
Colocando o iPad no bolo, vemos que ele tem uma taxa ainda maior, de US$$3,96. Contudo, o iPhone ainda é o aparelho com maior representatividade, seja na porcentagem de tráfego (29,8%) ou de receitas (43,5%). Vale notar que o Windows Phone está bem mal na pesquisa, atrás de todas as demais plataformas.
Estados Unidos e Canadá são os principais mercados, sendo responsáveis por 73% das impressões — note que o Brasil nem aparece, com a América Central e Latina representando apenas 2%.
Para mais informações, não deixe de ver a pesquisa completa [PDF].
[via Forbes]