O melhor pedaço da Maçã.

“Projeto Titan”: dúzias de ex-engenheiros da BlackBerry estariam desenvolvendo sistema operacional automotivo para a Apple no Canadá

Os rumores sobre um mítico carro da Apple aceleram e dão marcha-ré já há algum tempo, com a última noticia especulando que a Maçã teria desistido das suas prévias intenções de construir um veículo em si e estaria focando-se, em vez disso, na criação de um sistema especializado para carros auto-conduzidos.

Publicidade

Uma reportagem de hoje da Bloomberg corrobora essa informação ao relatar que aproximadamente 20 engenheiros estariam trabalhando num sistema operacional automotivo para a Apple em Kanata, subúrbio de Ottawa, Canadá. Estes são todos ex-funcionários da BlackBerry — ou, mais especificamente, da QNX, empresa que desenvolveu os sistemas que equipam vários carros existentes no mercado e que foi comprada pela (ex?) fabricante de smartphones em 2010.

Painel interno do "Apple Car"

Segundo a matéria, esse sistema seria o “núcleo de software” de uma futura plataforma automotiva — pense num “carOS” que se juntaria a iOS, macOS e companhia bela. O sistema seria uma espécie de “hub” onde funcionariam todos os outros recursos projetados pela Maçã, como o tal do software de auto-condução, que está sendo desenvolvido por uma equipe totalmente diferente.

Publicidade

Se você botar a memória para funcionar, fica fácil entender por que esse desenvolvimento está acontecendo no Canadá: basta lembrar da contratação de Dan Dodge — o fundador e ex-CEO da canadense QNX — pela Apple, para fazer parte do “Projeto Titan”. Aparentemente, ele puxou consigo alguns dos seus melhores funcionários e fincou o pé no país do bordo em vez de se mudar para Cupertino.

Resta saber, agora, o que é que sairá desta convergência de mentes privilegiadas para a criação de um sistema tão complexo e esperado. Aparentemente, ainda teremos que esperar alguns bons anos antes de ouvir algo oficial sobre isso.

[via MacRumors]

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Apple divulga receita de US$46,9 bilhões e lucro de US$9 bilhões no seu quarto trimestre fiscal de 2016 [atualizado 3x]

Próx. Post

Ofertas do dia na App Store: Duet Display, Inspire Pro, Money Pro e mais!

Posts Relacionados