O melhor pedaço da Maçã.

Retransmissão Privada do iCloud+ ainda expõe dados de usuários

A falha já foi corrigida na última beta do macOS Monterey 12, mas ainda não no iOS 15
Retransmissão Privada

Uma falha descoberta na Retransmissão Privada (Private Relay), função recém-lançada do iCloud+, está expondo os verdadeiros endereços de IP de usuários. Tal como detalhado pelo pesquisador e desenvolvedor Sergey Mostsevenko, a vulnerabilidade está na API1Application programming interface, ou interface de programação de aplicações. WebRTC.

Publicidade

O Private Relay, na teoria, deveria mascarar informações sensíveis, como endereços de IP e localizações dos usuários a fim de coibir o rastreamento de dados e comportamento de uso. Seu objetivo é justamente oferecer melhor privacidade e anonimato, mas, na prática, não é isso que está acontecendo.

Segundo Mostsevenko, o serviço depende da WebRTC para configurar as comunicações entre os servidores com a ajuda da ICE2Interactive connectivity establishment, ou estabelecimento de conectividade interativa.3 — isto é, a técnica para estabelecer uma conexão peer-to-peer entre dois dispositivos.

Como parte desse processo, a API coleta os “candidatos ICE” — potenciais métodos de conexão —, que incluem as várias informações (como endereço IP ou nome de domínio, porta, protocolo e mais) para, posteriormente, retorná-las ao navegador.

Publicidade

No entanto, Mostsevenko descobriu que o Safari está passando esses “candidatos ICE” contendo os endereços IP reais. De acordo com ele, para corrigir essa falha, a Apple precisará modificar seu navegador para que ele de fato roteie todo o tráfego por meio da Retransmissão Privada.

Surpreendentemente, esta não é uma descoberta nova. Um mês atrás, um usuário do Reddit revelou a mesma falha no serviço. A FingerprintJS, empresa focada em encontrar vulnerabilidades, já avisou a Apple sobre a vulnerabilidade, que a corrigiu na última versão beta do macOS Monterey 12. No entanto, no iOS 15, ela ainda não foi consertada.

Vale lembrar que, antes mesmo de lançar a versão final do sistema, a Apple anunciou que lançaria o recurso em beta, justamente para identificar e corrigir problemas; isso, provavelmente, deverá acontecer muito em breve.

via AppleInsider

Notas de rodapé

  • 1
    Application programming interface, ou interface de programação de aplicações.
  • 2
  • 3

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Promoções na App Store: Element, Grapple Gum, Nippon Cam e mais!

Próx. Post

AssistiveTouch será exclusivo dos Apple Watches Series 6, 7 e SE

Posts Relacionados