O melhor pedaço da Maçã.

Microsoft anuncia Visual Studio para Mac, disponível ainda nesta semana [atualizado: saiu!]

Acredito que, a este ponto, dizer que a Microsoft deu uma reviravolta de 180º (para melhor!) nos últimos anos sob o comando de Satya Nadella é chover no molhado. A empresa está mais amigável, mais aberta, mais criativa e acessível que nunca — e, se você quer mais uma prova disso, basta saber que, pela primeira vez nos seus 20 anos de história, o Visual Studio está ganhando uma versão para Mac.

Publicidade

Microsoft Visual Studio para Mac

A novidade foi anunciada por meio de um post no blog oficial da Microsoft — talvez um pouco mais cedo do que o planejado, já que ele foi apagado um pouco depois (aqui pode-se acessar uma versão em cache), mas enfim: o fato é que uma das ferramentas de desenvolvimento mais populares do mundo está encontrando o seu caminho para o mundo Apple e agora desenvolvedores que queiram utilizar o Visual Studio num Mac não mais precisarão recorrer a alternativas como o Boot Camp, o Parallels Desktop ou o VMware Fusion.

Obviamente, a intenção aqui não é que os usuários escrevam aplicações inteiras para Windows num Mac — afinal de contas, para rodar tais criações ainda seria necessária uma máquina virtual —, mas para edições rápidas ou criação de softwares para outras plataformas, como o iOS, o Android ou o próprio Mac, o Visual Studio cumprirá muito bem a sua função.

Publicidade

Como dizia um trecho do post agora deletado:

Se você gosta da experiência de desenvolvimento do Visual Studio, mas precisa ou quer utilizar o macOS, você certamente se sentirá em casa. A interface de usuário [da versão para Mac] é inspirada pela do Visual Studio, mas desenhada para que o programa transpareça como um cidadão nativo do macOS.

Ainda que traga boa parte das capacidades da sua versão original do Windows, o Visual Studio para Mac terá algumas limitações, como falta de suporte a alguns tipos específicos de projeto. A grande vantagem do novo programa, entretanto, é a possibilidade de compartilhar projetos entre Macs e PCs instantaneamente, sem necessidade de conversão.

Segundo o anúncio, o Visual Studio para Mac será apresentado em maiores detalhes amanhã no evento para desenvolvedores Connect(), da Microsoft, com uma versão de testes disponibilizada já nesta semana.

[via The Verge]

Atualização, por Rafael Fischmann · 16/11/2016 às 14:54

Microsoft Visual Studio for Mac Preview 1

Como previsto, o Visual Studio para Mac está agora disponível para download em versão Preview 1. A plataforma é uma evolução do Xamarin Studio, adquirido pela Microsoft no começo do ano.

[via ZDNet]

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Entre aqui se você está com um desejo incontrolável de ver o novo MacBook Pro ser instantaneamente frito por um pendrive assassino

Próx. Post

Quer trabalhar na futura gloriosa “espaçonave” da Apple? A empresa já está contratando

Posts Relacionados