Quem vaga pela rede social de Mark Zuckerberg sabe que, no Dia das Crianças, usuários costumam “homenagear” a data trocando suas fotos de perfil por uma de sua infância. Como antigamente as fotos eram reveladas, o que muitos têm feito é utilizar a câmera dos seus smartphones para digitalizar as fotos — o que é compreensível por ser o método mais prático e rápido. O problema disso é que, na maioria das vezes, a “foto da foto” não fica com uma qualidade satisfatória; acaba saindo com reflexo do flash ou até mesmo de luz natural.
Agora, para facilitar esse processo, você pode utilizar um novo aplicativo do Google: o PhotoScan.
A única função do PhotoScan é digitalizar fotos reveladas ou impressas de maneira que remova qualquer rastro de iluminação externa (e nenhum detalhe seja perdido). O modo com que o app faz isso é interessante: primeiro, você tira uma foto e, então, aparecem quatro bolinhas as quais você precisa “perseguir” com a câmera. Quando os quatro cantos da foto já tiverem sido devidamente sincronizados, o app automaticamente ajusta a rotação da imagem, a deixa alinhada e remove o fundo — o que também é possível fazer manualmente.
Apesar de o aplicativo ter sido criado pela equipe do Google Fotos, as fotos digitalizadas não são enviadas ao serviço automaticamente; antes, é necessário salvar todas no Rolo de Câmera e a sincronização com o serviço é então automática (se você tiver o app instalado, é claro).

A capacidade de deteriorização das fotografias reveladas/impressas é grande; então, com este aplicativo, a equipe do Google está incentivando pessoas a utilizá-lo para digitalizar todas as fotos importantes para que elas nunca se percam ou sejam destruídas (e, com elas, as memórias também vão). E, é claro, não perderiam a bela oportunidade de sugerir a utilização do Google Fotos para armazenar todas as fotografias, né?
O PhotoScan pode ser baixado gratuitamente pela App Store e, para aparelhos com Android, pelo Google Play.
[via TechCrunch]