O melhor pedaço da Maçã.
MM News

Receba os nossos principais artigos diariamente, por email.

Mudanças na App Store culminaram em remoção de mais de 47 mil apps só em outubro

Screenshot da App Store

Em setembro a Apple anunciou que faria uma “limpeza” na App Store, retirando os aplicativos desatualizados e/ou os que não mais seguiam seus termos atuais. Dois meses depois, como certamente era esperado, números referentes à remoção dos apps já são bastante significativos.

Publicidade

A Maçã havia estipulado que, a partir de 7 de setembro de 2016, o processo de análise para a eliminação dos apps começaria. Entretanto, como a empresa primeiro daria a chance de o app ser atualizado (30 dias depois de o desenvolvedor ser notificado), as remoções começaram mesmo em outubro.

Todo mês a Apple retira alguns apps abandonados da App Store, porém o número de remoções aumentou vertiginosamente com esta iniciativa em grande escala, assim como pode ser visto no gráfico abaixo:

App Store gráfico de remoção de apps

De acordo com a firma de análise Sensor Tower, de janeiro a setembro deste ano, uma média mensal de 14 mil apps foram removidos; já em outubro este número cresceu três vezes mais, totalizando 47,3 mil aplicativos removidos. Dentre esses, a categoria Jogos teve a maior porcentagem de remoções (28%), vindo logo depois as categorias Entretenimento (8,99%), Livros (8,96%), Educação (7%) e Estilo de Vida (6%).

Publicidade

Recentemente, outra análise mostrou que quase a maioria dos aplicativos na App Store não tinham sido atualizados desde maio de 2015 e 25,6%, desde novembro de 2013. Mas, como bem apontou o TechCrunch, a Apple não deixou muito claro o que ela consideraria “um aplicativo defasado”. No aviso enviado aos desenvolvedores, apenas é dito que removeriam os apps que não eram atualizados “por muito tempo”; sem ter realmente nenhuma data estipulada, a avaliação fica inteiramente nas mãos da empresa.

Mesmo que grande parte dos aplicativos já tenham sido removidos nos últimos meses, a limpeza continua acontecendo. Portanto, se você é desenvolvedor(a), fique sempre atento(a) para não passar pelo crivo da Maçã e ter seu(s) app(s) removido(s) da loja.

Ver comentários do post

Carregando os comentários…
Artigo Anterior
Super Mario Run

Super Mario Run chegará à App Store em 15 de dezembro, custando US$10 pela versão completa

Próximo Artigo
Google PhotoScan

Digitalize suas fotos antigas com o mais novo app do Google, o PhotoScan

Posts Relacionados