O melhor pedaço da Maçã.

Apple continuou liderando mercado de smartphones no 2º trimestre

ms_pics_and_more / Shutterstock.com
iPhones 13 em uma Apple Store

O iPhone 14 está entre nós e já estamos rumo ao último trimestre do ano. Entretanto, como corriqueiramente acontece, algumas pesquisas precisam de um certo período para avaliar todos os dados. Foi isso que aconteceu com a Counterpoint Research, que divulgou ontem uma pesquisa com números referentes ao segundo trimestre deste ano em relação ao mercado de smartphones.

Publicidade

Considerando o período, a linha de celulares mais recente da Apple à época era a do iPhone 13. Tendo isso em mente, sigamos para a pesquisa: a firma avaliou três grandes frentes, a de vendas, a de receita e a de lucro.

O primeiro gráfico é referente às vendas e se assemelha aos números já divulgados pela Canalys. Nesse quesito, a Samgung permanece campeã, com 5% a mais de vendas do que a Maçã.

Apesar do segundo lugar em vendas, a Apple continua na liderança em termos de receita e lucro, o que acontece há muitos anos. Sua receita cresceu 3% ano a ano, enquanto a Samsung cresceu 25%. Mesmo assim, a Maçã permaneceu com pouco mais de 40% da receita, enquanto a sul-coreana ficou abaixo dos 20% — uma diferença de 24% entre as duas.

Publicidade

Já quando o assunto é lucro, a Apple voa ainda mais: coletando 80% de todo o lucro do setor, a Maçã fica em primeiro lugar com uma folga de 66% à frente da Samsung.

Olhando para a receita global de aparelhos, o mercado caiu 2% no comparativo ano a ano, e 15% em comparação com o trimestre anterior, totalizando US$95,8 bilhões no segundo trimestre de 2022. Quanto aos lucros operacionais globais de aparelhos durante esse período, houve um crescimento anual de 6%, chegando a US$13,1 bilhões.

Assim com outras firmas de pesquisa, a Counterpoint acredita que a queda em vendas globais se deu, principalmente, pelos lockdowns na China e a fatores geopolíticos contínuos, como inflação crescente e a pandemia da COVID-19.

Publicidade

Grande parte do crescimento anual pode ser atribuído a uma base menor no segundo trimestre de 2021, atingido pela COVID, em vez de um crescimento consistente nos lucros operacionais ao longo dos trimestres. Em comparação com o trimestre anterior, os lucros operacionais caíram 29% após uma queda de 26% no primeiro trimestre de 2021.

Os cinco maiores fabricantes de celulares que compõem a lista contribuíram com cerca de 80% da receita total de todo o mercado. Dessas, enquanto a Apple e a Samsung lideraram um crescimento anual do lucro, Xiaomi, OPPO e vivo tiveram quedas significativas — de dois dígitos.

iPhones 13 Pro e 13 Pro Max
Comprar iPhone 13 de Apple Preço à vista: a partir de R$4.949,10
Preço parcelado: a partir de R$5.499,00 em até 12x
Cores: azul, rosa, meia-noite, estelar, verde ou (PRODUCT)RED
Capacidades: 128GB, 256GB ou 512GB

NOTA DE TRANSPARÊNCIA: O MacMagazine recebe uma pequena comissão sobre vendas concluídas por meio de links deste post, mas você, como consumidor, não paga nada mais pelos produtos comprando pelos nossos links de afiliado.

via AppleInsider

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

HYPER faz recall de carregadores e bateria por risco de incêndio

Próx. Post

Apple volta a contratar motoristas para testar veículos autônomos

Posts Relacionados