O melhor pedaço da Maçã.

Firefox 90 mata FTP e ganha melhorias no SmartBlock

Mozilla Firefox 89

Após a grande atualização do Firefox no começo do mês passado, o navegador da Mozilla chegou hoje à versão 90 com algumas novidades e melhorias pontuais.

Publicidade

SmartBlock 2.0

Entre as novidades está a nova versão do SmartBlock, mecanismo antirrastreamento integrado do navegador. Segundo a Mozilla, o SmartBlock 2.0 combina uma ótima experiência de navegação na web com proteção de privacidade robusta e garante que você ainda possa usar botões de login de terceiros em sites.

Mais precisamente, antes da versão 90, não era possível acessar uma conta num determinado site a partir do botão de login do Facebook se você estivesse usando uma janela de navegação privada do Firefox — uma vez que o script do Facebook era bloqueado pela ferramenta.

SmartBlock 2.0 do Firefox

Agora, o SmartBlock 2.0 elimina esse problema de login. Inicialmente, os scripts do Facebook são todos bloqueados, assim como antes, garantindo que sua privacidade seja preservada.

Publicidade

No entanto, ao clicar no botão “Continuar com Facebook” para entrar, o SmartBlock reage desbloqueando rapidamente o script de login do Facebook bem a tempo para que o login prossiga sem problemas.

File Transfer Protocol

Outra grande mudança do Firefox 90 é o fim do suporte ao FTP1File Transfer Protocol, ou protocolo de transferência de arquivos.. Assim como no Google Chrome, isso impede o acesso a links ftp://.

Como isso não pode ser reativado, usuários terão que usar recursos dedicados para acessar essas URLs — como o FileZilla.

Fetch Metadata Request Headers

O update também apresenta suporte para Fetch Metadata Request Headers, um recurso de segurança que permite que aplicativos da web se protejam e a você contra várias ameaças de origem cruzada — como falsificação de solicitação entre sites (CSRF), vazamentos entre sites (XS-Leaks) ou ataques especulativos de canal lateral de execução entre sites (Spectre).

HTTPS

Outro recurso do Firefox 90 oferece aos usuários a capacidade de adicionar e gerenciar exceções ao modo HTTPS do navegador a partir da guia Privacidade. Anteriormente, usuários só podiam excluir sites do modo HTTPS clicando no ícone de cadeado na barra de endereços.

Outras novidades

O Firefox também ganhou algumas melhorias específicas no Windows, entre elas uma nova página projetada para ajudar usuários a identificar quaisquer problemas de compatibilidade que encontrem como resultado de módulos de terceiros e aplicativos.

Publicidade

Por fim, a Mozilla adicionou uma nova opção para instalar atualizações silenciosamente em segundo plano (Configurações » Geral » Atualizações).


O Firefox 90.0 já está disponível para download em versões para macOS, Windows e Linux. Quem já tem ele instalado só precisa ir até o menu Firefox » Sobre o Firefox e aguardar o update ser baixado; depois, é só reiniciar o navegador.

Notas de rodapé

  • 1
    File Transfer Protocol, ou protocolo de transferência de arquivos.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Atualização do Final Cut Pro corrige ícone da ferramenta Blade

Próx. Post

Microsoft anuncia recursos que chegarão ao Edge ainda este ano

Posts Relacionados