Há mais de um ano, a Readdle se lançou na emergente classe de apps alternativos de email para iOS lançando o Spark, hoje dotado de qualidade irretocável e muito elogiado — é um dos poucos nomes em catálogo para iPhone e iPad que ostenta uma classificação cinco estrelas entre os usuários brasileiros. Quando lançado, impressionou nossa redação pela experiência de uso simples e por ter nascido como uma alternativa para o Apple Watch, suportado desde o primeiro dia.
Entretanto, sempre faltou algo para algumas pessoas considerá-lo: a capacidade de estender o seu uso para o Mac, nativamente. Pois foi justamente isso em que os seus criadores se focaram nos últimos meses, criando o seu segundo app para os computadores da Apple.

O produto chega para fazer companhia ao PDF Expert (que já era a minha escolha para ler e editar PDFs no Mac) e suporta todos os provedores de mercado. Assim como no iOS, é extremamente leve e adota o mesmo modelo de eficiência e integração com a nuvem dos demais apps criados para o macOS Sierra.
Resolvendo a bagunça na Caixa de Entrada
Para este primeiro lançamento, a Readdle se concentrou em trazer para o macOS as funções que fazem o Spark se destacar na sua versão móvel — como a Smart Inbox, que automaticamente identifica e categoriza suas mensagens entre itens particulares, notificações e assinaturas, diretamente na lista. Para completar a experiência, uma barra lateral soa imediatamente familiar aos usuários habituados com o tradicional Mail.
Diversas outras funções já conhecidas pelos usuários do iOS estão na versão para Mac, incluindo:
- Formatação automática de mensagens em texto corrido, que facilitam a leitura e profissionalizam a geração de PDFs;
- Agrupamento de históricos de conversas;
- Notificações inteligentes, que lhe alertam apenas quando chegam os emails que deseja;
- Ações rápidas para grupos de mensagens e soneca;
- Atalhos em gestos, que podem ser personalizados para atender exatamente às suas necessidades.
Algumas outras funções inspiram-se no que os usuários já possuem à disposição no Mail e complementam a sua experiência, incluindo aprendizado sobre os hábitos de arquivamento (baseados em pastas) e respostas rápidas para conversas (também ajustáveis) e eventos. A versão 1.0 do Spark também chega com suporte inicial para a Touch Bar dos novos MacBooks Pro, lançados no mês passado.
Respostas rápidas (e simples)
Além de oferecer opções respostas rápidas para conversas, o Spark automaticamente reconhece as assinaturas que você emprega nos seus itens enviados, então usuários novos nem precisam se preocupar em ajustar essas funções novamente — o mesmo vale para aqueles que chegam do iOS, pois o aplicativo automaticamente mantém suas preferências em sincronia. No geral, a composição de mensagens é desenhada para ser simples é rápida.
Por ser um produto que busca simplicidade, ainda não aparecem nesta versão algumas funções conhecidas por usuários do iOS, como integração com serviços externos para upload de arquivos (nem mesmo o iCloud, via Mail Drop). São coisas que farão a versão móvel parecer mais poderosa que a do macOS por um tempo, enquanto o Readdle não busca paridade de recursos entre os dois lados.
Mesmo trabalhando conectado à internet sem guardar todo o seu histórico localmente, o Spark também é veloz para buscas e suporta expressões naturais — apenas em inglês, uma pena. 🙁 Desta forma, é possível buscar por todo o seu arquivo de mensagens igual com a mesma agilidade do Spotlight.
Com o lançamento do Spark para macOS, a Readdle dá um novo passo para se tornar referência em apps de produtividade nas plataformas da Apple. A versão 1.0 merece ser explorada pelos seus atuais usuários em outros dispositivos e promete se tornar essencial conforme outros recursos forem adicionados.