O melhor pedaço da Maçã.

Instagram anuncia novos recursos para combater assédio e promover positividade, como curtidas em comentários

O Instagram, embora já tenha tido sua cota de casos vergonhosos, nunca foi considerado o epicentro do abuso e da discriminação na internet (esta infame distinção pertence ao Twitter e aos repugnantes chans). Ainda assim, a rede social está introduzindo hoje uma série de novidades com o objetivo geral de coibir este tipo de comportamento e promover uma atmosfera de positividade dentro dos seus domínios.

Publicidade

Novos recursos do Instagram

A maioria das mudanças está relacionada à famigerada seção de comentários presente abaixo de cada foto/vídeo, que, como bem coloca o próprio Instagram, é o principal local onde acontecem os casos de abuso e assédio. Além da possibilidade de filtrar comentários por palavras, já introduzida há algumas semanas, a rede social está agora anunciando o recurso de desligar totalmente os comentários em qualquer postagem — desta forma, aquelas com conteúdos mais sensíveis ou com maior potencial de atrair reações negativas podem ficar livres dos maus elementos.

Para desativar os comentários em alguma postagem sua, basta entrar nas configurações avançadas na tela de edição e desligá-los; também é possível fazer isto retroativamente em conteúdos já postados — para isto, basta clicar no menu contextual (…) acima de cada foto/vídeo e selecionar a opção “desativar comentários”.

Publicidade

A outra novidade em relação à seção de comentários parece importada diretamente do dono do Instagram, o velho Facebook: agora, é possível curtir também as reações à sua postagem, num movimento que, segundo a empresa, tem a intenção de “encorajar a positividade” na comunidade de usuários.

Além disso, outros dois recursos foram adicionados para minimizar casos de abuso e promover o bem-estar dos usuários: em contas privadas, será possível remover seguidores sem a necessidade de bloqueá-los; esta exclusão será silenciosa (no sentido de que o usuário não é notificado) e poderá ser feita tocando no menu (…) ao lado do nome de cada seguidor.

Por fim, será adicionado ao aplicativo uma forma de relatar anonimamente um usuário que esteja expressando sentimentos negativos, auto-destrutivos ou suicidas. Ao fazer o relato, o Instagram oferecerá ao usuário contato com organizações especializadas em ajuda a esse tipo de situação.

Publicidade

O Instagram informa que os recursos aparecerão gradativamente ao longo das próximas semanas; de todas as novidades, porém, apenas esta última ainda não apareceu no meu aplicativo — ou seja, talvez as coisas estejam andando mais rápido do que o esperado. O importante é saber: será o suficiente para coibir os abusadores de internet ou apenas perfumaria? Deixe a sua opinião nos comentários — que, aqui, são sempre abertos. 😛


Ícone do app Instagram
Instagram de Instagram, Inc.
Compatível com iPhones
Versão 327.1.0 (278.7 MB)
Requer o iOS 15.0 ou superior
GrátisBadge - Baixar na App Store Código QR Código QR

[via TechCrunch]

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Além de problemas aparentes na GPU, mais falhas estão aparecendo nos novos MacBooks Pro [atualizado 2x]

Próx. Post

HyperDrive: uma solução simples para adicionar portas aos novos MacBooks Pro

Posts Relacionados