O melhor pedaço da Maçã.

MM Responde: como mudar a pasta Home de um usuário no macOS?

Domingo é dia da nossa coluna MM Responde!

Publicidade

A pergunta do dia é:

Como mudar a pasta Home de um usuário no macOS?

Pasta Home

No macOS, restrições são controladas pelo nível de privilégio que um usuário possui sobre um item (diretório ou arquivo). Cada usuário do sistema possui uma pasta chamada Home, onde são armazenados arquivos e informações (perfil) relacionados ao usuário dono da pasta. O caminho padrão para armazenamento das pastas dos usuários é /Usuários/[nome]/.

Se você deseja, por qualquer motivo, alterar o nome de sua pasta Home, saiba que é possível — mas arriscado. Não tente fazer isso exceto caso realmente haja um problema com seu nome de usuário ou uma forte razão para que a troca seja feita.

Publicidade

Como sempre, é recomendado que você tenha um backup completo do seu Mac antes de realizar o procedimento.

Time Machine

Se você tem um HDD externo ou um AirPort Time Capsule, a opção mais recomendada para backup atende por um simpático nome: Time Machine.

Fazendo backup pelo Time Machine

Para ativar o recurso, vá em Preferências do Sistema » Time Machine, escolha o local para guardar o backup (seu HDD externo) e… pronto! Agora é só esperar o backup ser feito — o que pode demorar bastante dependendo da quantidade de arquivos/aplicativos que você tem. Todo o processo, após ativado, passa a ser feito de forma automática e você não precisa mais se preocupar com nada.

Se você não deseja guardar todos os arquivos do seu Mac, a outra opção é arrastar suas pastas (Documentos, Transferências, Filmes, Música, Imagens, etc.), fontes e tudo mais que é importante para você manualmente para o HDD externo.

Mudando o nome da pasta Home

  1. Antes de mais nada, mais um lembrete: verifique se você possui um backup. Se a resposta for negativa, faça um antes de qualquer outro passo.
  2. Acesse outra conta de administrador em seu Mac. Caso não a possua, crie uma em “Usuários e Grupos”, dentro das Preferências do Sistema.

Usuários e Grupos

  1. Acesse outra conta com nível de administrador.
  2. No Finder, vá ao menu Ir e selecione “Ir para Pasta…”.
  3. Digite o seguinte caminho: /Usuários/.

Pasta Home no Mac

  1. Selecione a pasta do usuário que deseja renomear e defina um novo nome para ela.
  2. Abra as Preferências do Sistema e acesse “Usuários e Grupos”.
  3. Clique no cadeado, no canto inferior esquerdo da janela, e autentique seus dados para habilitar acesso às configurações dos usuários.
  4. Clique com o botão direito do mouse (ou com Ctrl) no nome do usuário que deseja alterar a pasta Home e selecione “Opções Avançadas…”.

Opções Avançadas

  1. Defina o novo caminho para a pasta renomeada.

Alterando o nome da pasta Home

  1. Clique em “OK”.
  2. Feche tudo e reinicie o seu Mac.

Se tudo deu certo, suas informações, configurações e itens de sua antiga pasta estarão sendo apresentadas na nova — agora renomeada. É importante que você certifique-se de que seus arquivos mais importantes, como fotos, vídeos, músicas, documentos, etc., estão em seus respectivos lugares e com acesso regular.

·   ·   ·

Se você procurou resposta no MM Fórum e não encontrou ou se você simplesmente tem alguma sugestão para o MM Responde (selecionaremos uma por vez), é só mandar um email para mim [marcelo arroba o nosso domínio] ou falar comigo no Twitter [@marcelodemelo].

Até a próxima! 😉

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Nosso tabelão de referência “Usados Apple” está agora atualizado!

Próx. Post

Apple agora permite que usuários marquem convites de calendários como spam

Posts Relacionados