No começo de novembro passado, lançamos aqui no site uma pesquisa informal sobre a intenção de compra de dispositivos Apple. A ideia era coletar dados diversos entre os leitores e, assim, trazer números interessantes para vocês.
Demoramos um pouco, mas cá estão os resultados. Alguns leitores apontaram que a pesquisa não foi construída de forma perfeita, desconsiderando por exemplo quem tinha acabado de comprar um produto Apple novo ou até comprado um há pouco tempo mas que não era necessariamente de última geração. Reconhecemos os erros, mas eles não chegam a invalidar a pesquisa — que, por sinal, teve quase 3 mil participações. Obrigado a todos!
Vamos, então, aos gráficos? 😉
Mac
Mais de três quartos dos nossos leitores têm Mac.
Quase metade (46%) dos que têm Mac o compraram nos últimos três anos.
Apenas um quinto pretende comprar um Mac novo nos próximos 6 meses. Preocupante, hein Apple?
O principal motivo escolhido entre os que pretendem comprar um Mac novo é que “o novo tem um ou mais recursos que me interessam”.
No outro lado, a maioria não vai comprar um Mac primeiro porque o atual continua funcionando/atendendo às suas necessidades perfeitamente e, logo depois, porque não podem gastar e/ou não têm dinheiro para investir em um novo no momento.
iPhone
Menos de 10% dos nossos leitores não têm iPhone.
A taxa de troca de iPhones é alta. Apenas 8,5% têm aparelhos com mais de três anos da compra.
Esta pergunta é uma das que podem ter sido influenciadas pelo fato de não termos considerado, no questionário, que muitos poderiam já ter comprado um iPhone novo este ano. Ainda assim, o número é elevado.
Novamente, recursos são um fator predominante na escolha de um iPhone novo — mas design não aparece muito atrás.
Nenhuma surpresa aqui, também: quem não vai comprar um iPhone novo diz que o motivo principal para isso é que o atual está funcionando perfeitamente e/ou atende às suas necessidades.
iPad
Quase dois terços dos leitores têm iPad; surpreendente.
Em iPads, já temos uma distribuição por ano bem mais uniforme. A maior fatia é a de 2014, com 26,6%.
Na falta de novidades em iPads, unida ao fato de que eles têm uma grande longevidade, levou a apenas 11,6% dos participantes da pesquisa responderem que pretendem, sim, comprar um iPad novo nos próximos 6 meses.
Percebem a tendência quanto a esta pergunta?
Idem aqui, embora de forma mais equilibrada também.
Apple Watch
Aqui a coisa muda bem: apenas pouco mais de um quarto (26,1%) dos leitores possui um Apple Watch.
Como é um produto novo, o ano de compra está quase equilibrado entre 2015 e 2016.
Mesmo sendo uma parcela bem menor de leitores que já têm um Apple Watch, também apenas por volta de um quarto (24,1%) pretende comprar um nos próximos 6 meses.
O padrão de respostas mais ou menos continua aqui, entre os que pretendem comprar um relógio novo.
Já entre os que não pretendem, o fator dinheiro é o primordial — até porque o Watch não é um dispositivo fundamental para ninguém.
Apple TV
No caso da set-top box da Maçã, a divisão entre os que têm e os que não têm é quase igual.
Aqui, uma divisão equilibrada parecida com a do iPad — com exceção apenas dos modelos bem antigos, de 2011 para trás, que quase não têm mais representatividade no gráfico.
Outro produto que não está nos planos de aquisição futuros entre os leitores.
Salvo pequenas variações, o gráfico aqui é bem padrão entre todos os produtos.
Idem quanto a este.
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De uma maneira geral, os números mostram que a Apple precisa se mexer bem para voltar a entrar na intenção de compra dos consumidores. Ainda assim, *muitos* participantes apontaram na resposta aberta/subjetiva ao fim da pesquisa que justamente não conseguiram responder de acordo porque já tinham comprado um ou mais produtos Apple de última geração em 2016.
Outra coisa apontada com frequência no campo aberto da pesquisa, e que não levamos em consideração no questionário em si, é que muitos optam por raramente ou nunca comprar nada via Apple Brasil. Preferem pedir para alguém trazer de fora ou aproveitam viagens internacionais para adquirir seus produtos da Maçã, considerando os preços absurdos deles por aqui.
Agradecemos uma vez a todos os 2.924 que participaram da pesquisa, bem como a todos que nos enviaram críticas/sugestões sobre ela. Faremos isso mais vezes! 😊