Desenvolvedores estão sofrendo com problemas relacionados ao PDFKit no macOS Sierra 10.12.2

Bugs no PDFKit do macOS Sierra

Se você gerencia e edita muitos arquivos PDF no macOS, temos uma notícia bastante ruim — isto se você estiver utilizando a última versão do sistema operacional desktop da Apple, o macOS Sierra 10.12.2.

Publicidade

Adam Engst, do site TidBITS — e co-autor do livro “Take Control of Preview” —, relembrou alguns problemas que usuários estão enfrentando desde o lançamento do Sierra (mais especificamente com PDFs criados pelo scanner ScanSnap, da Fujitsu; algo que foi corrigido na atualização 10.12.1). Agora, porém, os problemas aumentaram.

Resumindo a parte técnica: aparentemente (de acordo com o desenvolvedor Craig Landrum), a Apple decidiu reescrever o framework PDFKit no macOS 10.12, o que quebrou um monte de coisas relacionadas a PDFs utilizadas por desenvolvedores. Softwares que usam bibliotecas de PDFs de terceiros provavelmente estão imunes aos problemas; mas desenvolvedores que usam o PDFKit (como os criadores do DEVONthink e do EagleFiler) não só estão sofrendo como não podem fazer absolutamente nada para resolver as coisas de uma vez por todas.

Os planos da Apple, segundo o desenvolvedor Christian Grunenberg (da DEVONtechnologies), envolvem criar uma mesma fundação tanto para o iOS quanto para o macOS. Só que, para ele, tudo foi lançado um pouco cedo demais, depreciando vários recursos sem se preocupar com a compatibilidade. Com a atualização 10.12.2, muitos novos problemas de incompatibilidade apareceram e quase nenhum dos antigos foi corrigido.

No macOS 10.12.2, se você editar no Pré-Visualização (Preview) um documento PDF que contenha camadas de textos inseridas pelo recurso OCR1 do scanner ScanSnap, todas essas camadas serão apagadas. Já o app Bookends está fechando todas as vezes ao mostrar um PDF com anotações. Curiosamente, o app Pré-Visualização em si não parece estar sofrendo tanto com os problemas do PDFKit.

Enquanto nada disso é corrigido, a solução — para quem trabalha bastante com PDFs (seja no Pré-Visualização ou em apps de terceiros) — é se garantir e sempre trabalhar em cima de uma cópia do documento original, a fim de não perder nada.

Publicidade

Vamos torcer para que no macOS 10.12.3 (que já está em fase de testes) esses problemas sejam devida e completamente solucionados.

[via Daring Fireball]

Posts relacionados

Comentários

Carregando os comentários…