O melhor pedaço da Maçã.

Desenvolvedores não estão preocupados sobre a possibilidade de a Apple aumentar o tamanho da tela do iPhone

Mockup do novo iPhone com tela mais alta

Depois que tecemos nossos comentários acerca de um iPhone maior, a rede de notícias Bloomberg entrou no bolo dos rumores e também aposta que a Apple seguirá esse caminho na sexta geração do seu smartphone. Muitos, porém, ainda acreditam que a Maçã irá manter a tela do mesmo tamanho e com a mesma proporção ad eternum, só para evitar dar trabalho extra para desenvolvedores.

Publicidade

Adivinhem só: eles não estão muito preocupados com isso.

Mockup do novo iPhone com tela mais alta

O GigaOM conversou com alguns desenvolvedores sobre tais possibilidades e apurou que, de uma maneira geral, eles sabem que a Apple “não dará uma de Android”, gerando uma fragmentação desnecessária na plataforma ou, mesmo se gerar alguma fragmentação, que ela não será nada complicada.

Publicidade

“A última coisa que ela quer fazer é colocar mais atrito na frente de desenvolvedores”, afirmou Lenny Rachitsky, CEO da Localmind. Nelson Gauthier, que é desenvolvedor da mesma empresa, espera que, se a Apple for trazer alguma novidade nesse sentido, ela deverá informar a todos com antecedência e oferecer ferramentas que facilitem/agilizem a adaptação — assim como aconteceu quando surgiu a primeira tela Retina.

Gauthier acrescentou:

Uma tela maior pode significar algumas coisas. Pode ser que o display tenha uma resolução maior, mantendo a mesma proporção. A nova tela pode ter um formato diferente. Finalmente, o display poderá simplesmente crescer, mantendo a resolução antiga. Mas mudar a resolução ou proporção da tela não influencia elementos de interface, apenas o seu layout. Barras e controles podem ser mantidos do mesmo tamanho, enquanto áreas de conteúdo preenchem o espaço adicional da tela.

A Apple poderá ajudar desenvolvedores a migrar entre formatos oferecendo um sistema que ajustaria layouts automaticamente para novas resoluções e proporções de tela. No ano passado, na WWDC, ela apresentou um componente para o Mac OS X chamado Cocoa Auto-Layout, o qual permite a desenvolvedores definir layouts usando limitações bem simples e flexíveis. Um sistema como esse também poderia funcionar no iOS.

Outro que segue a mesma ideia é Donnie Dinch, cofundador do app WillCall: “Na verdade não importa quão alta [a tela] é para nós, isso seria um maior problema para games… Eu acho que muitas das coisas que fazemos são apenas telas com listas [de informações de ingressos], então ter um display mais alto faz sentido.”

Eu estou com eles.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

↪ Widget de apps patrocinados atualizado com VcTube, UFC e O Mundo vs. Danilo Gentili

Próx. Post

Analistas: fornecimento da Qualcomm não deve afetar o próximo iPhone; 3GS continuará à venda

Posts Relacionados