Quando o Apple Watch foi originalmente lançado, em 2014, a Maçã entendeu que vender os relógios “apenas” em suas lojas físicas e online não era uma boa forma de atender aos milhões de usuários espalhados pelo mundo.
Foi a primeira investida da empresa no mercado de vestíveis (wearables) e ela achou que poderia ampliar um pouco a oferta desse novo produto oferecendo-o não apenas em lojas parceiras como Colette (Paris) e Maxfield (Los Angeles), como também montou pequenos espaços dentro de grandes lojas/galerias famosas — Lafayette (Paris), Selfridges (Londres) e Isetan Shinjuku (Tóquio).
O tempo passou, o Apple Watch se estabeleceu e os planos estão mudando. O relógio está longe de ser o sucesso que a Apple vislumbrou; por outro lado, não é nem de perto o fracasso que muitos desenham por aí. Aparentemente essa estratégia de pequenas lojas dedicadas ao relógio, ao menos atualmente, não faz mais sentido e a Apple resolveu acabar com isso.
No fim de outubro de 2016, o site francês Mac4Ever noticiou [Google Tradutor] que a loja do Apple Watch dentro da Galeria Lafayette fecharia suas portas agora, em janeiro, devido às vendas fracas.
Nesta semana surgiram indícios de que a loja dentro da Selfridges, em Londres, vai pelo mesmo caminho. Isso porque a página da loja dentro do site da Apple (que antes mostrava sua localização no mapa, horários de funcionamento e mais informações relacionadas ao local) simplesmente sumiu e a URL agora direciona para a página que lista todas as lojas da Maçã no país.
Levando em conta que as vendas deverão, sim, estar abaixo do que a Apple previu quando o Watch ainda estava em desenvolvimento e que a estratégia mudou bastante com a saída dos relógios de ouro e ouro rosa (os quais custavam uma pequena fortuna e eram posicionados bem mais como jóias do que como um wearable), é bem capaz de vermos todas essas lojas fechando (inclusive a do Japão).
Atualização · 22/01/2017 às 22:02
Além da loja do Apple Watch dentro da Selfridges (que de fato fechou no começo de janeiro), a loja dentro da Galeries Lafayette aparentemente também já está fechada — não há mais menção a ela nesta página que mostra todas as lojas da Maçã no país.
Veremos, agora, quando a mini-loja japonesa do Apple Watch fechará, também.
[via MacRumors]