O melhor pedaço da Maçã.
Conceito watchOS 9

Conceito: watchOS 9 com nova tela de início, widgets e mais

O Apple Watch Series 7 está para ser lançado, provavelmente no mês que vem e, apesar de já “sabermos” de quase todas as mudanças que o próximo sistema operacional do relógio, o watchOS 8, contará, já tem gente por aí sonhando com as possíveis novidades do watchOS 9.

Publicidade

Como já é de praxe, o designer Parker Ortolani desenvolveu para o 9to5Mac um belo conceito com recursos que ele imagina para a próxima versão do sistema. Dentre eles estão novos mostradores, um novo layout para a tela de início e widgets. Vamos conferir?

Novos mostradores

Ortolani começou pelo básico, imaginando novos mostradores para o relógio. O primeiro deles tem um design clássico, utilizando a fonte Apple Garamond. Um deles, inclusive, inclui um fundo com o saudoso arco-íris da Maçã.

Ele também imaginou um mostrador animado homenageando o aclamado personagem principal de “Ted Lasso”, um mostrador com um ar psicodélico, com animações que mudam de cor, e um com as suas notificações mais recentes.

Nova tela de início

Apesar de a tela de início do Apple Watch possuir dois formatos (“colmeia” e lista), Ortolani desenhou uma nova com rolagem vertical, organizada em colunas, e que poderia ser muito mais prática de se usar. Além disso, também seria possível criar pastas de apps.

Widgets na Central de Controle

Trazendo mais recursos do iOS para o Apple Watch, o designer imaginou uma Central de Controle muito mais útil — contendo os próprios widgets do iOS/iPadOS.

A função se assemelha bastante ao que tínhamos nos primórdios do watchOS, que incluía os Resumos (Glances) — como agora que os relógios estão significativamente mais rápidos, pode ser que o recurso faça mais sentido.

Publicidade

Além disso, ele imaginou widgets de bateria, para as sugestões da Siri e até do app Atalhos.

Ele acredita que os widgets seriam uma ótima maneira de dar um novo gás na App Store do watchOS que, convenhamos, não é lá essas coisas. Eles seriam uma forma mais fácil de implantar diferentes funcionalidades no Watch sem a necessidade de desenvolver um aplicativo dedicado. Os widgets poderiam, inclusive, ser portados do iPhone.

Publicidade

Ainda segundo o designer, os widgets seriam muito mais úteis do que as complicações — uma vez que poderiam prover muito mais informações sem a necessidade de se abrir um app específico.

Poderíamos ter widgets como o do Instagram, que mostraria posts mais recentes do seu feed; do Feedly, que mostraria os artigos mais recentes publicados; ou até do Evernote, que lhe permitiria ditar notas rápidas.

Publicidade

Essas são, de fato, belas ideias. Só não sei se os widgets possuem esse tipo de funcionalidade já integrada…


Como de costume, Ortolani trouxe diversas ideias interessantes que, caso aplicadas, seriam ótimas adições ao watchOS. Vamos torcer para que a Apple esteja trabalhando ao menos em alguns recursos parecidos.

E aí, o que acharam?

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Como encontrar um Apple Watch perdido [iPhone, iPad, Mac e web]

Próx. Post

Apple e outras gigantes investirão “bilhões” em cibersegurança

Posts Relacionados