Dezenas de empresas — sejam elas do mercado automotivo ou não — estão investindo em tecnologias visando a chegada dos carros auto-guiados. Que isso é possível (tecnologicamente falando) já está mais do que claro, mas não é algo tão simples assim de ser implementado. Há leis/regulamentações que precisam ser modificadas levando em consideração um carro dirigindo sozinho por aí.
A Apple, como sabemos, está de alguma forma ligada a esse mercado (não me refiro ao CarPlay e sim ao “Projeto Titan”) e tratou de buscar também uma forma de participar da criação das “regras do jogo”. Eu explico.
O Departamento de Transporte dos Estados Unidos anunciou nesta semana a criação de uma nova comissão focada em automação — que inclui profissionais de renome e especialistas em seus campos. A primeira reunião desse grupo será realizada no dia 16 de janeiro, quando começará a ser discutido assuntos como o desenvolvimento e a implantação de veículos automatizados, entre outras coisas.
A comissão é formada por 25 pessoas, encabeçadas por dois copresidentes (Mary Barra, presidente e CEO da General Motors, e Eric Garcetti, prefeito da cidade de Los Angeles) e um vice-presidente (Dr. J. Chris Gerdes, professor de engenharia da Universidade de Stanford). E lá, entre muitos outros nomes (você pode conferir todos aqui), está o de Lisa Jackson, vice-presidente sênior de iniciativas ambientais, políticas e sociais da Apple. A escolha dela faz sentido, se levarmos em conta o seu passado ligado ao governo — antes de entrar para a Maçã, ela era administradora da Agência de Proteção Ambiental dos EUA.
Além da legislação de carros autônomos, o grupo também terá influência sobre políticas futuras de trens, aviões, frete e sistemas de drone (tudo, obviamente, ligado a automação).
[via AppleInsider]