O melhor pedaço da Maçã.

macOS Ventura 13 está agora disponível para todos os usuários!

macOS Ventura em Macs

Mantendo a tradição de liberar as grandes atualizações para Macs em outubro, a Apple lançou, hoje, o macOS Ventura 13 para todos os usuários — o qual chega com novos recursos, aplicativos e melhorias importantes.

Publicidade

A versão final (compilação 22A380) chega após um extenso período de testes — incluindo duas versões Release Candidate.

Sem mais delongas, confira algumas novidades que estão chegando com a atualização!

Stage Manager

Um dos principais recursos do novo macOS — que foi concebido principalmente para o iPadOS 16 — é o Stage Manager (Organizador Visual), o qual permite administrar um grande número de janelas e apps abertos ao mesmo tempo — desde que ativado na Central de Controle.

Com todas as janelas menos importantes organizadas ao lado da tela, o aplicativo principal fica ativo ao centro. O Stage Manager junta todas as janelas em um único app, bem como permite agrupá-los e interagir mais facilmente entre os softwares.

Spotlight

Agora, é possível pré-visualizar resultados com o Quick Look (Visualização Rápida), iniciar cronômetros, fazer buscas mais ricas na internet e muito mais diretamente pelo Spotlight.

Há, ainda, um modo de visualização em tela cheia, com mais contexto e dados.

Mail

Ainda bastante limitado em relação a outros clientes de email, o app nativo do macOS agora permite desfazer o envio de uma mensagem, agendar envios, configurar lembretes e followups de mensagens anteriores.

Além disso, a busca agora conta com termos e arquivos pesquisados recentemente e prévia de resultados em tempo real.

Safari

O navegador nativo do macOS, por sua vez, foi atualizado no mês passado. Assim, mesmo usuários que estavam no macOS Monterey puderam atualizar e acessar as novidades, as quais é possível conferir a seguir.

Publicidade

Entre elas, está a possibilidade de criar grupos de abas compartilhados entre múltiplos usuários. Com isso, você pode acessar rapidamente as abas dos seus amigos/contatos, enviar mensagens ou iniciar uma chamada no FaceTime.

Além disso, o navegador ganhou suporte às Chaves-senha (Passkeys), cuja premissa é substituir as senhas tradicionais combinando informações do seu dispositivo e biométricas (como o Touch/Face ID) para acessar sites e serviços. Assim, tudo fica armazenado nos seus aparelhos — dificultando o acesso por terceiros.

Continuidade

Aprimorando ainda mais seu poderoso ecossistema, a Apple agora permite transferir chamadas do FaceTime instantaneamente do iPhone para o Mac (ou vice-versa).

Mas não é só isso, visto que o recurso Câmera de Continuidade agora permite usar a câmera do iPhone como uma webcam do computador — recurso há muito solicitado por usuários.

Games

Mesmo com quase nenhum apelo no mundo dos jogos, o macOS 13 vem com uma novidade interessante para gamers: a API1Application programming interface, ou interface de programação de aplicações. Metal 3, que aproveita o poder dos Macs com Apple Silicon para adaptar os gráficos de jogos.

Assim, será possível aplicar efeitos de upscaling, reduzir tempos de carregamento, aplicar melhorias visuais e várias outras melhorias sem exigir muito do processamento.

Novos aplicativos

Ampliando o leque de aplicativos do iOS no sistema operacional dos Macs, a Apple está levando os apps Tempo (Weather) e Relógio (Clock) para o macOS.

Com isso, agora é possível fazer coisas básicas como verificar nativamente como está o tempo ou definir um timer/cronômetro usando o computador.

Ajustes do Sistema

Outro movimento para aproximar o macOS dos sistemas operacionais móveis é um redesenho do app Preferências do Sistema, que agora se chama Ajustes do Sistema.

Além do nome semelhante ao do sistema operacional de iPhones/iPads, a área também conta com uma mudança visual interessante. Agora, em vez de uma grade com diferentes ícones, há uma barra lateral bem familiar aos Ajustes do iOS/iPadOS e os menus estão separados por espécies de “categorias”.

Vídeos

Fizemos alguns vídeos cobrindo as principais novidades do macOS 13. Se você ainda não viu, aqui estão:

YouTube video
YouTube video
YouTube video
YouTube video
YouTube video
YouTube video

Compatibilidade

Confira abaixo os modelos compatíveis com o macOS Ventura 13:

  • iMac (2017 e posterior)
  • Mac Pro (2019 e posterior)
  • iMac Pro (2017)
  • Mac Studio
  • MacBook Air (2018 e posterior)
  • Mac mini (2018 e posterior)
  • MacBook Pro (2017 e posterior)
  • MacBook (2017 e posterior)

Changelog

Abaixo, você confere tudo o que mudou no sistema!

Tudo que você faz no Mac ficou ainda melhor no macOS Ventura, graças às grandes atualizações nos apps que você usa todos os dias, como o Mail, Mensagens e Safari. Com a Câmera de Continuidade, você pode usar o iPhone como webcam do Mac. Você também pode organizar suas janelas de uma forma totalmente nova com o Organizador Visual. E quando você faz a atualização, obtém as proteções de segurança e privacidade mais recentes para o Mac.

Mail

• Ficou ainda mais fácil manter os e‑mails em dia com os recursos Desfazer Envio, Envio Agendado, Lembre‑me e Acompanhar

• A busca aprimorada gera resultados mais precisos e completos, além de oferecer sugestões assim que você começa a digitar

Spotlight

• Com a compatibilidade com a Visualização Rápida, ficou mais fácil ter uma prévia dos arquivos. Basta apertar a barra de Espaço em um resultado

• A busca por imagem ajuda você a encontrar imagens na web e nos apps Fotos, Mensagens, Notas e Finder

• Resultados incríveis para músicos, filmes, empresas, esportes e mais

Safari e Chaves-senha

• Os Grupos de Abas Compartilhados permitem compartilhar um conjunto de abas com outras pessoas e ver as atualizações instantaneamente, à medida que vocês colaboram

• As chaves-senha proporcionam um método mais fácil e seguro de iniciar a sessão, projetado para substituir as senhas

Mensagens

• Os recursos Editar Mensagem, Desfazer Envio e Marcar Como Não Lida facilitaram mais a troca de mensagens no dia a dia

• Com o SharePlay no app Mensagens, você pode realizar atividades como assistir a filmes e ouvir música, entre outras, enquanto conversa com seus amigos e amigas

• A Colaboração é uma maneira simples de convidar outras pessoas pelo app Mensagens para contribuir em um arquivo e de receber atualizações das atividades nas conversas

Fotos

• Com a Fototeca Compartilhada do iCloud, é fácil compartilhar fotos e vídeos com até cinco membros da família em uma fototeca separada que é integrada diretamente ao app Fotos

Organizador Visual

• O Organizador Visual organiza automaticamente apps e janelas, colocando os apps ativos no centro e os outros apps abertos no lado esquerdo da tela

• Facilidade de trocar de app, clicando em qualquer app aberto no lado esquerdo da tela

• Agrupe apps para criar conjuntos deles no Organizador Visual

• Acesso rápido à Mesa para arrastar e soltar arquivos com rapidez nos apps no Organizador Visual

FaceTime

• O Handoff no FaceTime permite que você mova ligações do FaceTime direto do Mac para o iPhone ou iPad, e vice‑versa

Câmera de Continuidade

• A Câmera de Continuidade permite que você use o iPhone como webcam do Mac quando você coloca o iPhone em um suporte no Mac (iPhone XR e posteriores)

• Os efeitos de iluminação e vídeo incluem modo Retrato (iPhone XR e posteriores), Palco Central (iPhone 11 e posteriores) e Luz de Estúdio (iPhone 11 e posteriores)

• A Visualização da Mesa usa a câmera ultra-angular do iPhone para mostrar o que está na sua mesa durante uma conferência de vídeo (iPhone 11 e posteriores)

Esta edição também inclui outros recursos e melhorias:

• O app Relógio para o Mac inclui relógios mundiais, timers e alarmes, para proporcionar uma experiência consistente entre seus dispositivos Apple

• O app Tempo chega ao Mac, otimizado para a tela maior e com animações imersivas, previsões por hora e mapas do tempo detalhados

• É possível separar o objeto do fundo da imagem para que fique isolado e você possa copiar e colar em apps como Mail e Mensagens

• Os filtros de Foco ocultam conteúdo que causa distrações em apps como Calendário, Mail, Mensagens, Safari e de terceiros

• Com um novo nome, os Ajustes do Sistema incluem um design atualizado, mais fácil de navegar

• A Proteção Rápida envia melhorias de segurança para o macOS ainda mais rapidamente

Alguns recursos podem não estar disponíveis em todas as regiões ou modelos de Mac.

Junto ao macOS Ventura 13, a Apple também liberou a versão final do macOS Monterey 12.6.1 (compilação 21G217) e o macOS Big Sur 11.7.1 (20G918).

Aos interessados, a Apple detalha todas as mudanças de segurança implementadas no macOS Ventura 13, no macOS Monterey 12.6.1 e no macOS Big Sur 11.7.1.

Como atualizar?

Você pode fazer uma instalação limpa do macOS Ventura 13 ou simplesmente fazer o update pelo próprio sistema que você está usando, conforme ensinamos no artigo abaixo.


O que acharam das novidades? 😀


Ícone do app macOS Ventura
macOS Ventura de Apple
Compatível com Macs
Versão 13.6.6 (12.1 GB)
Requer o macOS 10.12 ou superior
GrátisBadge - Baixar na Mac App Store Código QR Código QR

Notas de rodapé

  • 1
    Application programming interface, ou interface de programação de aplicações.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

iPadOS 16.1 é lançado com Stage Manager, app Tempo e mais!

Próx. Post

Apple libera watchOS 9.1 para usuários

Posts Relacionados