O melhor pedaço da Maçã.

Jony Ive anuncia saída da Apple; abrirá empresa de design e prestará serviços para a Maçã [atualizado 2x]

Jony Ive e Tim Cook na área de hands-on com o iPhone Xr

A Apple anunciou hoje que seu diretor de design, Sir Jony Ive, deixará a companhia até o final deste ano. Ele fundará uma empresa independente de design e terá a própria Apple como uma das suas primeiras clientes.

Publicidade

“Jony é uma figura singular no mundo do design e seu papel no ressurgimento da Apple não pode ser menosprezado, do revolucionário iMac de 1998 ao iPhone e à ambição sem precedentes pelo Apple Park, onde ele pôs tanta energia e carinho recentemente”, declarou o CEO da Apple, Tim Cook. “A Apple continuará se beneficiando dos talentos de Jony ao trabalhar diretamente com ele em projetos exclusivos, e por meio do contínuo trabalho brilhante e passional que seu time de design construiu. Depois de muitos anos trabalhando juntos, estou contente que nossa relação continua evoluindo e mal posso esperar por trabalhar com Jony por ainda bastante tempo.”

Com a saída de Ive, os líderes Evans Hankey, vice-presidente de desenho industrial, e Alan Dye, vice-presidente de design de interfaces humanas, passarão a responder diretamente a Jeff Williams, diretor de operações da Apple. Ambos já atuam como líderes do time de design da Apple há anos; já Williams liderou o desenvolvimento do Apple Watch desde a sua concepção e passará a dedicar mais tempo trabalhando no estúdio de design da Maçã.

“Após quase 30 anos e incontáveis projetos, estou absurdamente orgulhoso do duradouro trabalho que desempenhamos para criar um time de design, um processo e uma cultura na Apple sem iguais. Hoje ela é mais forte, mais vibrante e mais talentosa do que em qualquer ponto da sua história”, declarou Ive. “O time certamente brilhará sob a excelente liderança de Evans, Alan e Jeff, que estão entre meus colaboradores mais próximos. Tenho total confiança nos meus colegas designers da Apple, que continuam como amigos próximos, e mal posso esperar por trabalhar com eles por muitos anos à frente.”

Publicidade

Nos últimos meses, quatro membros do time de Ive haviam deixado a Apple antes dele. O executivo reassumiu toda a gerência de design da companhia no final de 2017, após passar um bom tempo focado no Apple Park. Ive ocupa o cargo de diretor de design da Maçã desde meados de 2015; até então, ele era “apenas” vice-presidente sênior de design.

De acordo com o Financial Times, a nova empresa de Ive será chamada LoveFrom e terá seu velho amigo Marc Newson como sócio. Ela entrará em operação de fato no ano que vem.

Atualização, por Eduardo Marques 27/06/2019 às 21:36

Como tradicionalmente acontece, Tim Cook enviou email para todos os empregados da Apple falando sobre o assunto — divulgado pelo BuzzFeed News.

Publicidade

Eis a nossa tradução livre:

Equipe,

Estou escrevendo para informar sobre algumas alterações na equipe executiva envolvendo duas pessoas que incorporam os valores da Apple e cujos trabalhos ajudarão a definir o futuro da Apple.

Fico feliz em anunciar que Sabih Khan foi nomeado para a equipe executiva como vice-presidente sênior de operações, respondendo a Jeff Williams. Sabih trabalha com todos os produtos da Apple desde o final dos anos 1990, sempre empenhado em encantar nossos clientes, ao mesmo tempo em que promove qualidade, sustentabilidade e responsabilidade na fabricação. Sua equipe possibilita alguns dos produtos mais amados — e mais complexos — do mundo, e Sabih os conduz com o coração. Estou muito feliz em tê-lo supervisionando nossa cadeia de suprimentos.

Hoje, também temos outra evolução importante para a nossa empresa. Depois de quase 30 anos na Apple, Jony Ive está iniciando uma empresa de design independente que contará com a Apple entre seus primeiros clientes e deixará a empresa como funcionário ainda neste ano. As contribuições de Jony são lendárias, desde o papel central que ele desempenhou no renascimento da Apple a partir do final dos anos 1990, passando pelo iPhone e talvez, pelo seu projeto mais ambicioso, o Apple Park, no qual dedicou grande parte da sua energia e cuidado nos últimos anos. Tenho orgulho de chamar Jony de amigo, e aqueles que o conhecem sabem que suas ideias e curiosidades são ilimitadas. Todos nós nos beneficiaremos — como indivíduos que valorizam o excelente design e como empresa — à medida que ele persegue suas paixões e continua seu dedicado trabalho com a Apple.

De todas as suas realizações, Jony cita a equipe que ele ajudou a criar como uma das suas mais orgulhosas. Seus colaboradores de longa data, Evans Hankey e Alan Dye, são fortes representantes da cultura ética e criativa de design da Apple. Colaboração e trabalho em equipe são características que definem o sucesso da Apple por toda a empresa.

Evans e Alan responderão a Jeff Williams. Como muitos de vocês sabem, Jony e Jeff têm sido colaboradores e parceiros próximos por muitos anos. Em particular, a liderança de Jeff no desenvolvimento do Apple Watch reuniu uma equipe interorganizacional, sem precedentes no escopo, para produzir o dispositivo mais pessoal da Apple. Isso é o que a Apple faz de melhor: elevar uma categoria além de seus limites imaginários e revelar como um único dispositivo pode ser muito mais do que a soma de suas partes. Estou muito empolgado com o trabalho da equipe de design, que está em andamento e ainda está por vir.

Tim

Atualização II 27/06/2019 às 22:13

Um pouco mais sobre os novos líderes de design da Apple.

Publicidade

Primeiro, como pontuou bem John Gruber no Daring Fireball, é bem estranho (para não dizer preocupante) para uma empresa tão direcionada por design não nomear um substituto/sucessor direto de Ive como diretor de design, e ainda colocar os dois novos líderes sob o guarda-chuva do seu diretor de operações. Resta saber se isso é algo temporário (talvez Tim Cook ainda não tenha definido que nome será esse) ou se realmente, com a saída de Ive, a Apple voltará a não ter um CDO (Chief Design Officer).

Executivos da Apple - Jonathan Ive, Alan Dye e Richard Howart
Alan Dye é o que está à esquerda de Jony Ive.

Quanto aos dois, o nome de Alan Dye (especialista em interfaces humanas) é conhecido por quem acompanha o time de design da Apple. Ele já estava lá, juntinho de Ive, quando este foi promovido ao cargo de diretor de design — em maio de 2015. Naquela época, porém, sua “dupla” encarregada por desenho industrial era Richard Howarth (que saiu de cena por algum motivo obscuro).

O “novo” nome a entrar em jogo agora é o de Evans Hankey, à esquerda na foto abaixo:

Evans Hankey, desenhista industrial da Apple, à esquerda
Imagem: @bzamayo

Como desenhista industrial, Hankey tem um perfil muito mais de acordo com o de Ive do que Dye. De acordo com o Cult of Mac, ela acumula mais de 300 patentes em seu nome e já trabalhava próxima a Ive há muitos anos no time de design da Apple.

Que esse seja o início de uma nova fase bastante próspera para a Maçã. Para alguns a saída de Ive é bem preocupante, mas uma chacoalhada dessas na equipe pode acabar fazendo muito bem à empresa. Ainda assim, vale notar que só veremos os primeiros sinais de renovação daqui a alguns anos; a Apple certamente tem muitos projetos já engatilhados e saindo do forno os quais tiveram envolvimento direto de Ive.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Subindo: Apple Music já tem 60 milhões de usuários, diz Eddy Cue

Próx. Post

Sabih Khan é o novo vice-presidente sênior de operações da Apple

Posts Relacionados