O melhor pedaço da Maçã.

Google Chrome para iOS agora tem o código aberto, assim como suas contrapartes de outras plataformas

Através do blog oficial do projeto Chromium, o Google trouxe hoje uma novidade muito interessante para os usuários e entusiastas do Chrome para iOS: o aplicativo agora terá seu código aberto, assim como já acontecia nas versões do navegador para Windows, macOS, Linux e Android.

Publicidade

Google Chrome para iOS

A razão para o Chrome do iOS ter sido o único da família a manter o código fechado até agora era que, ao contrário das suas contrapartes para outras plataformas, a versão para o sistema operacional móvel da Apple utiliza, por restrições da plataforma, o motor de renderização da própria Maçã, o WebKit (as demais versões utilizam o motor do próprio Google, denominado Blink). Para não tornar complexo demais o projeto Chromium, a empresa preferiu manter o browser para iOS afastado dos demais — até agora.

Segundo o Google, todas as modificações necessárias no código base do Chromium foram feitas para que ele suporte também o WebKit, o que permitiu que finalmente a empresa abrisse o código do Chrome para iOS.

Publicidade

Na prática, esta mudança não será visível aos usuários comuns; entretanto, a possibilidade de compilar a versão iOS do Chromium como a de qualquer outra plataforma certamente acelerará — e muito — o desenvolvimento de novas versões do Chrome para iPhone/iPad, já que testes poderão ser feitos de uma vez só para todos os “Chromes” disponíveis. Também é bom notar que desenvolvedores iOS têm um novo “ponto de partida” caso queiram construir um novo navegador para o sistema — basta pegar o código base do Chromium e construir a partir dele.

Para nós, meros mortais, o Chrome continua disponível gratuitamente na App Store como sempre esteve. Mas que bom que as coisas andam para a frente!


Ícone do app Google Chrome
Google Chrome de Google
Compatível com iPadsCompatível com iPhones
Versão 123.0.6312.52 (202.1 MB)
Requer o iOS 15.0 ou superior
GrátisBadge - Baixar na App Store Código QR Código QR

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Alerta na versão beta do iOS 10.3 indica fim do suporte a apps de 32 bits em futuras versões do sistema

Próx. Post

Apple divulga receita recorde de US$78,4 bilhões no seu primeiro trimestre fiscal de 2017 [atualizado]

Posts Relacionados