Por um motivo desconhecido1E, na minha opinião, uma decisão completamente descabida levando em consideração a quantidade de escritórios, agências e empresas como um todo — ao menos nos Estados Unidos — que ainda utilizam um monitor da Apple e muito provavelmente fariam o upgrade para um possível novo modelo., a Apple resolveu sair do mercado de monitores externos e se juntou à LG para “criar” um display a fim de ser utilizado com os novos MacBooks Pro (os únicos, até o momento2Se Deus quiser, a Apple não vai resolver deixar de ignorar a linha de Macs desktops, aí em breve outros entrarão na jogada., equipados com Thunderbolt 3).
O anúncio foi feito inclusive no evento dos MacBooks Pro com Touch Bar, dando ainda mais peso ao acessório (na verdade, dois: um de 27 polegadas com 5K de resolução; e outro com 21 polegadas e 4K de resolução).
Mas o que é um lançamento da Apple sem polêmica, não é mesmo? Ainda que não seja propriamente da Maçã, já que se trata de um produto da LG. Enfim, vamos ao que interessa. Foi descoberta uma falha crítica no modelo de 27 polegadas (5K): quando está ao lado (cerca de 2 metros ou menos) de um roteador, o display simplesmente deixa de funcionar como deveria (piscando e/ou congelando diversas vezes); se o roteador estiver “colado” (bem próximo), a tela chega a ficar totalmente apagada até que esteja novamente a uma distância “segura”.
Zac Hall, do 9to5Mac, adquiriu um desses. Ao reparar o problema3E confirmar que o problema estava na proximidade com o roteador, graças a um comentário deixado na página do produto à venda no site da Apple., Hall enviou um email para o suporte da LG simplesmente informando que o monitor funcionava em um cômodo da casa e em outro, não (sim, ele omitiu o detalhe da proximidade com o roteador de propósito para ver o que a LG falaria).
[…] Eu entendo a sua preocupação e a frustração que você sente agora. Neste caso, verifique se o monitor está próximo do roteador. Isso pode afetar o desempenho do monitor. Por favor, mantenha o monitor longe do roteador para que possamos isolar o problema. Se esse não for o caso, forneça informações para que possamos ajudá-lo nesse sentido.
Tudo bem que no manual do produto existe um aviso para não utilizar o display em locais onde possa ocorrer interferência eletromagnética, mas absolutamente nada sobre roteadores é mencionado, segundo constatou Hall. Para piorar, o cenário no qual temos o nosso computador (consequentemente, o monitor externo) ao lado do roteador é muito comum — aqui em casa, por exemplo, eu estou sentado agora mesmo escrevendo este artigo no meu MacBook Pro a cerca de 1m do meu AirPort Time Capsule.
A LG, ao menos por enquanto, constatou que este problema afeta apenas o LG UltraFine 5K Display — nenhum outro monitor dela sofre deste mal, nem mesmo o novo modelo de 21 polegadas (4K). E, como não existem muitos outros monitores 5K por aí, é difícil fazer algum tipo de teste definitivo. Mas que é estranho, é.
Veremos se a empresa identificará a causa do problema e anunciará algum tipo de recall para esses displays ou se simplesmente essa será a orientação para todos os consumidores daqui em diante (aceite quem quiser).
Notas de rodapé
- 1E, na minha opinião, uma decisão completamente descabida levando em consideração a quantidade de escritórios, agências e empresas como um todo — ao menos nos Estados Unidos — que ainda utilizam um monitor da Apple e muito provavelmente fariam o upgrade para um possível novo modelo.
- 2Se Deus quiser, a Apple não vai resolver deixar de ignorar a linha de Macs desktops, aí em breve outros entrarão na jogada.
- 3E confirmar que o problema estava na proximidade com o roteador, graças a um comentário deixado na página do produto à venda no site da Apple.