O melhor pedaço da Maçã.

Equipe da Apple responsável pelo WebKit propõe novo padrão de gráficos 3D para a web

Se há um campo atualmente onde os esforços da Apple estão indo de vento em popa, é na criação de padrões e linguagens de código mais apropriadas para as necessidades de gadgets do século XXI. A Swift é o maior exemplo disso, enquanto o framework gráfico Metal tem tido uma boa dose de adeptos dentre os desenvolvedores do mundo Apple. Agora, os desenvolvedores de Cupertino por trás do motor de renderização WebKit, do Safari, estão zarpando numa jornada para melhorar outro campo deveras importante: gráficos na web.

Publicidade

A equipe do WebKit propôs no W3C (World Wide Web Consortium, a organização internacional de padrões para a internet) a criação de um grupo de discussões com o intuito de desenvolver uma nova API1Application programming interface, ou interface de programação de aplicações. gráfica para a web, pensada desde o início com foco num melhor aproveitamento dos recursos dos dispositivos que temos hoje em dia — e no futuro.

Safari Technology Preview

A ideia é explicada mais profundamente num post no blog oficial do WebKit, assinado pelo líder da equipe Dean Jackson. Segundo ele, existem hoje algumas APIs que permitem a utilização de todo o potencial das GPUs2Graphics processing units, ou unidades de processamento gráfico. atuais na web, entretanto, nenhuma delas é compatível com todas as plataformas: temos o Direct3D 12 (da Microsoft), o Vulkan (do Khronos Group) e o próprio Metal (da Apple) — todos eles restritos a uma certa quantidade de dispositivos e sistemas operacionais. Isto não combina, naturalmente, com o caráter aberto e irrestrito da internet. Enquanto isso, o padrão mais amplamente utilizado, o OpenGL, é considerado ultrapassado e cheio de limitações que não combinam com uma experiência que se espera da internet de 2017 em diante.

Por isso, segundo Jackson e sua equipe, um novo padrão é necessário para superar o OpenGL e ser aceito indistintamente ao redor de todas as plataformas. O time do WebKit já construiu um protótipo inicial, por enquanto chamado de WebGPU, e espera que, a partir dele, construa-se o grupo de discussão que irá desenvolver este novo padrão até o momento em que ele esteja pronto para ganhar o mundo. A comunidade do W3C já está convidada a familiarizar-se com o protótipo e juntar-se ao grupo de desenvolvimento.

Publicidade

Esperamos que algo de bom saia disso tudo! 😊

[via MacRumors]

Notas de rodapé

  • 1
    Application programming interface, ou interface de programação de aplicações.
  • 2
    Graphics processing units, ou unidades de processamento gráfico.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

↳ Google usa inteligência artificial para aprimorar imagens de baixa resolução

Próx. Post

Pesquisador descobre vulnerabilidade ligada a intercepção de dados em mais de 70 apps famosos

Posts Relacionados