Há dez anos, o lançamento do Twitterrific para Mac marcou a gênese do primeiro cliente dedicado à rede social do passarinho (que, por sua vez, tinha sido lançada pouco menos de seis meses antes).
Com o tempo, entretanto — e a introdução de limitações por parte do Twitter que diminuíram muito a quantidade de aplicativos de terceiros para acessar o serviço —, a Iconfactory, criadora do aplicativo, passou a priorizar o desenvolvimento da contraparte para iOS, introduzida anos depois.
Resultado: o Twitterrific para Mac passou anos abandonado, sem quaisquer atualizações desde o fim de 2013. Todavia, isso está muito perto de mudar — mais precisamente, isso está a US$60 mil de mudar.
Isso porque a empresa abriu uma campanha no Kickstarter para retomar o desenvolvimento do Twitterrific para Mac, numa iniciativa sugestivamente batizada de “Project Phoenix”. Os desenvolvedores pedem uma quantia de US$75 mil para reiniciar o projeto, dos quais mais de US$15 mil já foram investidos — e o número está subindo rápido.
Investindo US$15 você garante a sua licença do novo Twitterrific assim que ele for lançado — a promessa é que a nova versão do app chegue por volta de agosto deste ano, com um preço final estimado de US$20; portanto, os investidores iniciais economizam uma graninha, aí. Contribuindo com quantias maiores, o investidor ganha acesso às futuras betas do software ou brindes como outros títulos da produtora, camisetas e uma versão do pássaro Ollie, mascote do Twitterrific, em vinil.
Alguns poderão se perguntar, entretanto, o motivo de uma desenvolvedora consolidada — e aparentemente sem carências financeiras — estar recorrendo ao financiamento coletivo para desenvolver um aplicativo, tarefa que, analisando superficialmente, não seria particularmente dispendiosa. Segundo a Iconfactory, o dinheiro é necessário para que alguns dos principais profissionais da empresa consigam investir seu tempo na iniciativa, assegurando que o novo Twitterrific para Mac esteja no nível de excelência entregue nos seus demais produtos e possa ficar um nível acima daqueles clientes já existentes para o sistema operacional.
Considerando que atualmente não temos muitos dignos de nota — até o aplicativo oficial do Twitter para Mac é bem medíocre, diga-se de passagem —, algo me diz que os caras vão se dar bem num território sem atualmente muita concorrência. Será?
[via 9to5Mac]