O melhor pedaço da Maçã.

Apple adquiriu 32 startups de IA em 2023, o maior número entre Big Techs

Não é novidade que a Apple vem realizando uma verdadeira ofensiva em matéria de inteligência artificial, acompanhando a tendência do mercado e tentando alcançar o nível de concorrentes nesse âmbito. A Maçã vem investindo mais do que outras empresas nessa área, bem como já vinha liderando a compra de empresas especializadas em IA nos últimos anos.

Publicidade

E, em 2023, a companhia sedimentou a sua posição nesse aspecto. Dados da Statista sobre aquisição de empresas por Big Techs no ano passado mostraram que a Apple foi a que mais adquiriu startups de IA entre as gigantes de tecnologia. Foram cerca de 32 compradas pela Maçã, contra 21 do Google, 18 da Meta, 17 da Microsoft e 10 da Amazon.

Os números são estimativas, já que a Apple — e outras companhias — também realizam compras de empresas menores de forma silenciosa. De todo modo, a Stocklytics destacou que a Maçã fez uma série de compras estratégicas com uma abordagem multifacetada, incorporando funcionários, tecnologia e propriedade intelectual, de modo a impulsionar o desenvolvimento de ferramentas de IA.

Outro aspecto destacado foi a ênfase da gigante de Cupertino em adquirir startups em estágios iniciais. Essa tendência é um indicativo de uma estratégia proativa de identificar e investir em tecnologias que estão surgindo antes que elas sejam adotadas em larga escala.

Publicidade

Vale notar que essa prática de adquirir empresas menores — inclusive mais novas — já é algo recorrente na estratégia da Apple. Em 2021, por exemplo, calculou-se que uma empresa foi comprada pela Maçã a cada três ou quatro semanas nos seis anos anteriores.

Essas aquisições, de modo geral, tendem a dar origem a novos recursos e/ou produtos da empresa. Não sabemos o futuro dessas 32 startups, mas que neste ano já deveremos ver novidades da Apple em termos de IA — como já confirmado pelo CEO 1Chief executive officer, ou diretor executivo. da empresa, Tim Cook —, sim.

Notas de rodapé

  • 1
    Chief executive officer, ou diretor executivo.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

WaterField lança case de transporte para o Vision Pro com tamanho compacto

Próx. Post

Erro nos mapas da Apple e do Google provocou acidentes na Escócia

Posts Relacionados