Estamos todos felizes que a Apple anunciou as datas para a sua próxima WWDC — e naturalmente muito tristes de não termos R$4.898,16 para participar em carne e osso deste célebre evento.
Entretanto, um aspecto particularmente inóspito ganhou os holofotes da imprensa tecnológica e do design hoje após a liberação da arte conceitual da próxima conferência de desenvolvedores da Apple. Dêem uma olhada:
À esquerda, temos o pôster da edição de 2010 do Festival de Málaga, evento anual de cinema realizado na cidade espanhola. À direita, a arte conceitual da WWDC 2017 que vocês certamente já devem ter analisado a fundo procurando por pistas. A semelhança é notável — para não dizer suspeita.
Obviamente, uma vez apontada a “afinidade” entre as duas artes, a internet não perdeu tempo em acusar a Apple de plágio e evidentemente começar mais uma longa discussão sobre como Cupertino não é mais capaz nem mesmo de fazer uma arte pra um evento com um grau de originalidade. Mas a história foi se desenrolando e, aparentemente, não é nada disso: a razão real para a semelhança entre os convites poderia ter saído de um filme de Christopher Nolan.
Just to stamp out a meme – the artist of this 2010 piece, Geoff McFettridge, worked on Apple's WWDC 2017 campaign. https://t.co/gPYHDzgMI0
— Matthew Panzarino (@panzer) 16 de fevereiro de 2017
Só para acabar com o meme, o artista desta peça de 2010, Geoff McFetridge, trabalhou na campanha da WWDC 2017, da Apple.
Para entender a situação, é necessário conhecer Geoff McFetridge, artista baseado em Los Angeles, Califórnia. Ambas as artes, do Festival de Málaga e da WWDC, remetem ao seu estilo, como é possível notar nestas obras postadas em seu site oficial.
Logo após a comparação dos designs na internet, chegou a informação de que McFetridge de fato trabalhou com a Apple no desenvolvimento do convite para a conferência. Em seguida, chegou-se a dizer que ele tinha também trabalhado para o Festival de Málaga em 2010, o que explicaria toda a situação e teria feito todo mundo voltar ao trabalho. Mas… plot twist!
Não, McFetridge não teve nada a ver com o projeto espanhol; a responsável por aquele pôster foi a agência de design espanhola Barfutura, liderada pela designer Rocío Ballesteros — que nada tem a ver com o convite da Apple.
@panzer @finnocentepro I'm talking to someone who knows the artist of the 2010 piece. Looks like they were inspired by Geoff's work for it.
— Jose (@josejacas) 16 de fevereiro de 2017
@josejacas @finnocentepro Isso é interessante — eu vi que Barfutura trabalhou nisso, mas [a arte da] WWDC é [do] Geoff com certeza.
@panzer @finnocentepro Estou conversando com alguém que conhece a artista responsável pela peça de 2010. Parece que eles foram inspirados pelo trabalho de Geoff.
¿Qué pasa, entonces? O designer da Blizzard, Jose Jacas, falou com uma pessoa próxima dos criadores da peça de 2010, que confirmou que a Barfutura se inspirou, de fato, no trabalho de McFetridge para a criação do pôster do Festival de Málaga. Ou seja, a obra de 2010 “é inspirada” na obra de 2017. Louco, né?
A Apple não comentou o caso — e provavelmente não comentará —, mas nós podemos fazê-lo à vontade logo abaixo.