O melhor pedaço da Maçã.
MM News

Receba os nossos principais artigos diariamente, por email.

Plágios de um futuro esquecido? Arte da WWDC 2017 tem semelhanças suspeitas com pôster de anos atrás, mas não é tão simples assim…

Estamos todos felizes que a Apple anunciou as datas para a sua próxima WWDC — e naturalmente muito tristes de não termos R$4.898,16 para participar em carne e osso deste célebre evento.

Publicidade

Entretanto, um aspecto particularmente inóspito ganhou os holofotes da imprensa tecnológica e do design hoje após a liberação da arte conceitual da próxima conferência de desenvolvedores da Apple. Dêem uma olhada:

À esquerda, temos o pôster da edição de 2010 do Festival de Málaga, evento anual de cinema realizado na cidade espanhola. À direita, a arte conceitual da WWDC 2017 que vocês certamente já devem ter analisado a fundo procurando por pistas. A semelhança é notável — para não dizer suspeita.

Obviamente, uma vez apontada a “afinidade” entre as duas artes, a internet não perdeu tempo em acusar a Apple de plágio e evidentemente começar mais uma longa discussão sobre como Cupertino não é mais capaz nem mesmo de fazer uma arte pra um evento com um grau de originalidade. Mas a história foi se desenrolando e, aparentemente, não é nada disso: a razão real para a semelhança entre os convites poderia ter saído de um filme de Christopher Nolan.

Publicidade

Só para acabar com o meme, o artista desta peça de 2010, Geoff McFetridge, trabalhou na campanha da WWDC 2017, da Apple.

Para entender a situação, é necessário conhecer Geoff McFetridge, artista baseado em Los Angeles, Califórnia. Ambas as artes, do Festival de Málaga e da WWDC, remetem ao seu estilo, como é possível notar nestas obras postadas em seu site oficial.

Logo após a comparação dos designs na internet, chegou a informação de que McFetridge de fato trabalhou com a Apple no desenvolvimento do convite para a conferência. Em seguida, chegou-se a dizer que ele tinha também trabalhado para o Festival de Málaga em 2010, o que explicaria toda a situação e teria feito todo mundo voltar ao trabalho. Mas… plot twist!

Não, McFetridge não teve nada a ver com o projeto espanhol; a responsável por aquele pôster foi a agência de design espanhola Barfutura, liderada pela designer Rocío Ballesteros — que nada tem a ver com o convite da Apple.

Publicidade

@josejacas @finnocentepro Isso é interessante — eu vi que Barfutura trabalhou nisso, mas [a arte da] WWDC é [do] Geoff com certeza.

@panzer @finnocentepro Estou conversando com alguém que conhece a artista responsável pela peça de 2010. Parece que eles foram inspirados pelo trabalho de Geoff.

¿Qué pasa, entonces? O designer da Blizzard, Jose Jacas, falou com uma pessoa próxima dos criadores da peça de 2010, que confirmou que a Barfutura se inspirou, de fato, no trabalho de McFetridge para a criação do pôster do Festival de Málaga. Ou seja, a obra de 2010 “é inspirada” na obra de 2017. Louco, né?

A Apple não comentou o caso — e provavelmente não comentará —, mas nós podemos fazê-lo à vontade logo abaixo.

Ver comentários do post

Carregando os comentários…
Artigo Anterior
Comercial do iPhone 7 Plus destacando o Modo Retrato

Apple divulga mais comerciais focados no Modo Retrato do iPhone 7 Plus [atualizado]

Próximo Artigo
Livro Chapeuzinho Verde para iOS

Chapeuzinho Verde é o mais novo "App grátis da semana", aproveitem!

Posts Relacionados