A Online Publishers Association realizou um estudo interessante sobre o mercado de tablets, intitulado A Portrait of Today’s Tablet User Wave II (algo como “Um Retrato Atual do Usuário de Tablet”). A pesquisa, feita entre 19 e 26 de março, envolveu 2.540 pessoas entre 8 e 64 anos, de acordo com o censo americano. Veja alguns destaques:
De 2011 para 2012, o mercado de tablets passou de 28,3 milhões para 74,1 milhões de usuários.
Para a OPA, o Kindle Fire tem praticamente o mesmo mercado do iPad 2. O iOS como um todo teria, hoje, 52% de market share, enquanto o Android 51% — de acordo com eles, o número ultrapassa 100% pois alguns usuários possuem mais de um aparelho.
A taxa de usuários muito satisfeitos aumentou em 2012, passando de 50% para 58% — o iOS é aprovado por 95% dos usuários; já o Android, 90%.
O uso de tablets entre homens e mulheres está mais equilibrado do que nunca, de acordo com a pesquisa.
Em 2013, a estimativa é que o mercado cresça 47% (para 117,4 milhões de usuários), sendo 16% novos compradores.
A grande maioria utiliza tablets para acessar conteúdo/buscar uma informação; no outro extremo, o gadget é pouquíssimo usado para fazer compras.
O número de downloads de apps vem crescendo, com a média subindo de 20 para 22 aplicativos por tablet — apps pagos representam 23% deste total.
72% dos usuários de tablets pagam por apps — interessante notar que a faixa de preço entre US$31-50 é uma das que mais vende.
Comparativamente, 79% dos usuários de iPads compram apps; já no Android, o número cai para 66%.
Em geral, usuários preferem apps gratuitos suportados por anúncios do que apps pagos.
· · ·
Vale lembrar que o estudo é focado no mercado americano. Para mais detalhes, acesse este link [PDF], o qual leva à pesquisa completa da Online Publishers Association.
[via TechCrunch]