O melhor pedaço da Maçã.

Estudo: CarPlay pode prejudicar mais a reação do motorista do que bebida alcoólica

CarPlay

O CarPlay não só é funcional, como também é bastante prático, colocando ao alcance do motorista algumas funções importantes do seu smartphone (navegação, ligação, música, etc.). Mas, apesar de todos os benefícios, o sistema veicular da Apple (bem como o Android Auto, do Google) pode apresentar um alto risco para quem dirige e, claro, para os passageiros — e você já deve saber bem o porquê.

Publicidade

Um novo estudo realizado pelo IAM RoadSmart descobriu que a interação com o CarPlay/Android Auto pode prejudicar o desempenho da direção em níveis “potencialmente perigosos”. Os resultados da pesquisa mostram que sistemas veiculares prejudicam o tempo de reação do motorista no volante mais do que bebidas alcoólicas e drogas ilícitas, como a maconha.

O estudo envolveu testes experimentais com cerca de 20 usuários tanto do CarPlay quanto do Android Auto, sendo que todos foram submetidos à mesma rota num simulador. Cada motorista precisou interagir com os sistemas de entretenimento automotivos de três formas diferentes — em um deles, não era necessário interagir de forma nenhuma com a interface; as outras duas exigiam interação por voz e toque.

Os participantes também foram instruídos a cumprir com outros parâmetros, como seguir alguns carros, navegar em uma estrada irregular e executar uma curva. Durante esses testes, eles eram obrigados a executar uma tarefa nos sistemas veiculares, como acessar músicas, inserir dados em um app de navegação ou ler textos e receber chamadas telefônicas.

Estudo da IAM sobre o CarPlay

Independentemente do sistema, todos os participantes apresentaram um tempo de reação significativamente mais lento. Nos testes com nenhuma interação com o sistema, por exemplo, o tempo de reação foi de 1 segundo; já aqueles que envolviam algum tipo de interação tiveram aumento no tempo de reação em 36% (por voz) e 57% (por toque).

Publicidade

Sendo assim, tanto o CarPlay quanto o Android Auto exigem que motoristas desviem a atenção da direção por mais tempo do que as diretrizes da Administração Nacional de Segurança no Trânsito nas Rodovias dos Estados Unidos recomendam, que é de até 5 segundos.

A Apple apresentou o CarPlay em 2014 e, desde então, vem melhorando a interface com suporte a ainda mais recursos. Como noticiamos, são esperadas algumas melhorias no iOS 14, incluindo suporte a wallpapers personalizados.

Publicidade

Confira o vídeo completo que publicamos recentemente sobre ele:

YouTube video

via New Atlas

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Passe o tempo com esse jogo desenvolvido por brasileiros da Apple Developer Academy

Próx. Post

Sextou (e quarentenou) no Apple Arcade com o puzzle Spyder

Posts Relacionados