O melhor pedaço da Maçã.
MM News

Receba os nossos principais artigos diariamente, por email.

Com o aplicativo MEDiD, você verifica a procedência do seu medicamento, pode consultar sua bula e até programar alertas

Você sabia que, de acordo com estatísticas da Organização Mundial da Saúde (OMS), 50% dos brasileiros consomem remédios de forma incorreta e 19% dos medicamentos vendidos no país são falsificados? E que 28% dos casos de intoxicação do Brasil são causados por medicamentos falsos ou utilizados indevidamente?

Publicidade

Pois é: são dados preocupantes, sem dúvida — ainda mais quando estamos falando da saúde de nós mesmos e de quem nós amamos —, mas felizmente o século XXI pode trazer algumas opções interessantes para nos ajudar a escapar destes números.

Neste sentido, uma nova e interessante opção é o aplicativo MEDiD, da empresa brasileira Rastreabilidade Brasil. Com o app para iOS e Android, usuários podem checar procedência, data de fabricação e validade, e informações principais de quase todos os medicamentos disponíveis no mercado, bem como consultar suas bulas digitalmente e programar alertas para ministrá-los sempre na hora certa.


Ícone do app MEDiD
MEDiD de R&B RASTREABILIDADE BRASIL S.A
Compatível com iPadsCompatível com iPhones
Versão 3.0.0 (79.5 MB)
Requer o iOS 8.0 ou superior
GrátisBadge - Baixar na App Store Código QR Código QR
Screenshot do app MEDiDScreenshot do app MEDiDScreenshot do app MEDiDScreenshot do app MEDiDScreenshot do app MEDiDScreenshot do app MEDiDScreenshot do app MEDiDScreenshot do app MEDiDScreenshot do app MEDiD

O funcionamento do aplicativo é muito simples: basta criar uma conta e confirmar seu endereço de email para que o MEDiD abra a sua tela principal, que já conta de cara com uma câmera leitora de códigos de barra ou datamatrix — basta escanear o código na caixa do seu remédio para que as informações apareçam imediatamente na tela.

A diferença entre os dois módulos é que, enquanto os códigos de barra tradicionais trazem nome, apresentação básica, princípio ativo e fabricante do medicamento em questão, os códigos datamatrix — já presentes na maioria das caixas de remédios disponíveis no Brasil — vêm também com data de fabricação, validade e número serial do medicamento; alguns deles trazem até vídeos de demonstração. Além disso, se a fabricante do remédio for parceira MEDiD, o aplicativo já fornece instantaneamente a confirmação de que aquele serial é reconhecido e que o medicamento é confiável.

Publicidade

Uma vez identificado o medicamento, é possível abrir a sua bula diretamente na tela do smartphone/tablet, bem como programar alertas baseados na periodicidade receitada pelo médico — por exemplo, você pode configurar alertas pelos próximos cinco dias a cada oito horas para nunca perder a hora certa de tomar o remédio em questão.

O MEDiD está disponível gratuitamente na App Store e também no Google Play. Vale a pena conferir e espalhar entre seus entes queridos — afinal, nunca se sabe quando iremos precisar dele.

Ver comentários do post

Carregando os comentários…
Artigo Anterior
Conceito de "iPhone 8"

Mais rumores! "iPhone X" virá em modelos de 64GB e 256GB, mas tela curva parece ter ficado pelo caminho

Próximo Artigo
AAPL em 21 de fevereiro de 2017

$AAPL abre a semana em alta de 0,72% e fecha em novo valor histórico: US$136,70 [atualizado: US$137,07]

Posts Relacionados