O melhor pedaço da Maçã.

O que será que houve com a parceria da Apple com a Nuance, para reconhecimento de voz no iOS 5?

Logo - Nuance Communications

Os indícios eram inegavelmente fortes (e abundantes) — 1, 2, 3, 4, 5 —, surgiu até um mockup de como a novidade poderia funcionar, mas NADA foi dito, na keynote de hoje à tarde, sobre uma possível parceria da Apple com a Nuance Communications e a implementação de um sistema de reconhecimento de voz mais avançado no iOS 5.

Publicidade

Logo - Nuance Communications

Mas o TechCrunch, um dos veículos que mais apoiava essa ideia, não acha que nada tenha sido por acaso. As possibilidades são muitas, desde acordos ainda pendentes entre Apple e Nuance (que podem ter retirado o tópico da keynote, nos últimos momentos) até rumores sobre Gunnar Evermann — atual arquiteto-chefe de tecnologias mobile da Nuance — estar saindo da empresa para ir trabalhar em Cupertino. Detalhe: ele estava no auditório da keynote, hoje.

Como a tecnologia da Nuance já está presente no OS X Lion, e isso é um fato, pode ser só uma questão de tempo até tudo ser preparado para o iOS 5 — sim, ainda existem fortes chances de o recurso ser uma novidade do novo sistema operacional móvel da Maçã, já que ele só chegará às nossas mãos daqui a alguns meses. E o interessante é que realmente não se trata de algo que obrigatoriamente teria que ser posto nas mãos de desenvolvedores, para testes, desde agora. Isso pode ser liberado mais tarde, sem problemas.

Publicidade

Outra peça importante nessa história é Roger Rosner, vice-presidente de aplicativos de produtividade na Apple, e quem é principal responsável por tudo relacionado a Siri/Nuance em Cupertino. Foi ele quem demonstrou o Documents do iCloud na keynote, além de algumas outras coisinhas — mas será que seu papel original era mesmo esse, no evento? 😉

A Apple sempre gosta de deixar bem claro que certas coisas podem mudar ou até ser removidas de seus produtos beta antes de chegarem ao estágio final, tanto quanto ela também tem liberdade para adicionar o que quiser. Então não se surpreendam se um sistema mais avançado de reconhecimento de voz chegar ao iOS 5 como mais uma de suas 200 novidades prometidas pela Maçã. Eu acho que faz bastante sentido.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Saiba quais serão os requerimentos para você ter o OS X Lion no seu Mac

Próx. Post

Vídeo: a keynote de abertura da WWDC 2011, em apenas dois minutos [atualizado]

Posts Relacionados