A Apple anunciou hoje o nome oficial do “Apple Campus 2”, sua nova sede em formato de “espaçonave” que está sendo construída em Cupertino: conheçam o Apple Park.
Ocupando uma área de mais de 700.000 metros quadrados, o Apple Park abrigará mais de 12.000 empregados da Maçã — que começarão a ocupá-lo em abril. O processo todo de “migração” levará, estima a empresa, seis meses. O restante das obras continuará ocorrendo por lá, enquanto isso.
Mesmo gigantesco, o prédio será um dos mais eficientes do mundo em termos de consumo de energia. Todo o teto da “espaçonave”, um prédio completamente circundado por vidros curvos, é coberto por placas solares com capacidade de 17 megawatts.
Durante nove meses do ano, a ventilação natural do prédio permitirá que ele opere sem necessidade de aquecimento ou de ar-condicionado.
Teatro Steve Jobs
A Apple não desperdiçaria a oportunidade de homenagear seu principal cofundador em algum local importante do campus, até porque ele foi um dos maiores idealizadores do projeto.
O auditório do Apple Park se chamará “Teatro Steve Jobs” (“Steve Jobs Theater”). O anúncio vem a calhar na antevéspera do que seria o 62º aniversário de Jobs, em 24 de fevereiro.
Com uma entrada elegante num cilindro de vidro de 6 metros de altura e 50 metros de diâmetro, com teto todo construído em fibra de carbono, o auditório subterrâneo comportará 1.000 pessoas. Ele ficará no topo de um “monte”, com uma bela visão de todo o Apple Park.
“A visão de Steve para a Apple foi muito além do seu tempo conosco. Ele queria que o Apple Park fosse o centro da inovação por muitas gerações”, afirmou Tim Cook, atual CEO da Apple. “Os locais de trabalho e jardins são desenhados para inspirar nossa equipe além de também beneficiar o meio ambiente. Nós construímos o prédio mais eficiente do mundo no uso de energia e o campus todo será alimentado por energia renovável.”
“Steve era alegrado e inspirado pela paisagem da Califórnia, por sua luz e sua expansividade. Era seu local favorito para pensar. O Apple Park captura esse espírito profundamente bem”, disse a viúva Laurene Powell Jobs. “Ele teria brilhado, tal como as pessoas na Apple certamente irão, nesse campus luminosamente desenhado.”
“Steve investiu muito de sua energia criando e apoiando ambientes vitais e criativos. Nós lidamos com o design, a engenharia e a criação do nosso campus com o mesmo entusiasmo e princípios de design que caracterizam os nossos produtos”, declarou Jony Ive, diretor de design da Apple. “Conectando prédios extraordinariamente avançados com jardins abertos gera-se um ambiente incrivelmente aberto para pessoas criarem, colaborarem e trabalharem juntas. Nós fomos extremamente felizes de podermos trabalhar de perto, por muitos anos, com a sensacional firma de arquitetura Foster + Partners.”
· · ·
Depois de tantos vídeos não-oficiais capturados por drones, eis o primeiro oficial veiculado pela Apple:
Vale lembrar que, ao contrário do que acontece na sede atual em 1 Infinite Loop, o Apple Park terá um centro oficial para visitantes com uma Apple Store e uma cafeteria.
Empregados que trabalharem por lá terão à sua disposição um centro fitness de quase 10.000 metros quadrados, pistas de corrida, um orquidário e mais, além de estruturas de pesquisa e desenvolvimento (P&D) nas adjacências da “espaçonave”.
Espalhadas por todo o campus, estarão mais de 9.000 árvores nativas e resistentes a secas.
MM Tour VI, aí vamos nós! 😃 Fiquem ligados pois, em breve, anunciaremos detalhes sobre a nossa próxima viagem com leitores ao Vale do Silício.
Atualização · 23/02/2017 às 09:16
Há um certo tempo, a Apple havia anunciado que o seu prédio atual em 1 Infinite Loop continuaria 100% operacional após a abertura do Apple Park e que ela concentraria por lá toda a sua parte administrativa/financeira.
Isso, em teoria, incluiria o escritório do CEO Tim Cook, mas não: o diretor executivo da Apple confirmou ontem ao San Francisco Chronicle que levará a sua sala para o novo campus — embora não tenha especificado quando, exatamente, pretende fazer isso.
Não sei vocês, mas eu faria o mesmo. 😜