Qualcomm e Intel acabam de anunciar seus próximos modems LTE1Long-Term Evolution, basicamente o mesmo que 4G. para smartphones, os quais teriam “teoricamente” uma velocidade de download que ultrapassaria a barreira do “Gigabit”, oferecendo pouco mais de 1Gbps. E por que a notícia é relevante? Bem, ambas são fornecedoras da Apple.
O novo modelo da Qualcomm, o Snapdragon X20, é o primeiro da “Categoria 18” para downloads, que alcança uma velocidade de até 1,2Gbps, e “Categoria 13” para uploads, atingindo 150Mbps. No modelo anterior, o Snapdragon X16, a empresa já havia conseguido uma velocidade de download de “até” 1Gbps.
A Qualcomm afirmou que o X20 será fabricado com um processo FinFET de 10 nanômetros de última geração, o que poderá se adequar a mais operadoras LTE — assim, diversas operadoras ao redor do mundo poderão aproveitar uma conexão LTE com Gigabit. A empresa também anunciou que os primeiros produtos a terem o novo modem estarão disponíveis somente a partir de meados de 2018.
Já o novo modem da Intel, o XMM 7560 [PDF], é fabricado num processo de 14nm e suporta o LTE Advanced Pro com velocidade de download “Categoria 16” (velocidades que “excedem” 1Gbps, de acordo com ela), e “Categoria 13” para uploads (até 225Mbps). A empresa divulgou que fará uma amostragem em meados deste ano e, logo depois, começará a produzi-lo.
Os dois modems suportam 5x agregação de operadoras, configurações MIMO 4×4, até 256 QAM2Quadrature amplitude modulation. e outras tecnologias. Ambos também funcionam com várias tecnologias celulares, abrangendo a maioria dos padrões LTE, CDMA e GSM, ou seja, podendo suportar grande parte das redes do mundo inteiro.
Atualmente, a Apple utiliza nos iPhones 7 e 7 Plus o chip Snapdragon X12 (com download máximo de 600Mbps), da Qualcomm, ou o XMM 7360 (download máximo de 450Mbps), da Intel. A incorporação dos dois ocorreu pois o chip da Intel usado nos iPhones não suporta CDMA, então a Maçã acabou optando por ter também alguns aparelhos com chips da Qualcomm.
Já que os novos modems da Intel possuem agora suporte a CDMA — e por conta da briga judicial da Apple contra a Qualcomm —, as chances de a Maçã optar por trabalhar somente com a Intel são grandes, como afirma Sacha Sagan em uma matéria da PC Mag. É capaz, inclusive, que os próximos iPhones possam ser lançados com um único modelo global.
[via MacRumors]
Notas de rodapé
- 1Long-Term Evolution, basicamente o mesmo que 4G.
- 2Quadrature amplitude modulation.