O fim de semana passado foi bastante movimentado para a comunidade gamer. Isso porque o Nintendo Switch, novo console da gigante japonesa, foi lançado na última sexta-feira (3/3) — infelizmente, não aqui no Brasil. #choremos
No console híbrido apresentado pela Nintendo, há dois tipos distintos de controles: o chamado Joy-Con, que pode ser usado tanto como um só (encaixando-o no tablet ou no Joy-Con Grip) ou como dois (multiplayer); a segunda opção é o Pro Controller, que é apenas um controle completo. Ambos funcionam por conexão Bluetooth.
Uma grande diversão para fãs que já correram e adquiriram seus consoles é procurar cada pequeno detalhe e recurso que o Switch oferece. Em testes feitos aqui e ali, já descobriram que os controles funcionam normalmente em PCs e em aparelhos Android. Como sabemos, normalmente é um pouco mais difícil dispositivos do tipo se conectarem facilmente a produtos da Apple. Porém, Sam Williams descobriu que os controles também funcionam com Macs!
Wow, bonus Nintendo Switch feature I wasn't expecting: JoyCons easily double as OSX bluetooth controllers pic.twitter.com/3K99S1AAuF
— Sam Williams (@stimply) 5 de março de 2017
Wow, um bônus do Nintendo Switch que eu não estava esperando: os JoyCons facilmente se transformam em dois controles Bluetooth no OSX.
Como podemos ver na foto, se trata de um MacBook Pro com Touch Bar e ele provavelmente está rodando o macOS Sierra. O fato mais incrível é que, mesmo no Windows, é necessário um software (como o JoyToKey) para mapear os botões, enquanto no Mac você só precisa conectá-lo como qualquer outro dispositivo Bluetooth e os controles já funcionam, diferentemente de outros controles (como os do Xbox ou do PlayStation 4).
Os Joy-Con, por padrão, parecem se conectar como duas “unidades”, mas Williams acredita ser possível que o sistema o identifique apenas como um (talvez com a ajuda de um software à parte). Infelizmente, eles não funcionam com iPhones ou iPads por aquela velha história de os dispositivos requererem o certificado MFi.
É válido lembrar que Williams aparece rodando o aplicativo de emuladores OpenEmu, no qual é bem mais fácil mapear os botões — isso pode ser um pouco mais complicado em outros jogos/aplicativos.
Como curiosidade, outros usuários relataram em alguns fóruns que, ao conectarem o Nintendo Switch a um MacBook, o console acaba funcionando como uma bateria, recarregando o computador, em vez de ser recarregado por ele.
[via TechCrunch]