O melhor pedaço da Maçã.

Swift já é uma das linguagens de programação mais utilizadas no mundo, e continua crescendo

Swift

Desenvolvedores de todo o mundo exultaram quando a Apple, durante a Worldwide Developers Conference (WWDC) 2014, lançou sua nova linguagem de programação, a Swift. A partir de então, em toda oportunidade que a Maçã teve de propagar a nova linguagem, assim ela o fez (e continua fazendo). Inclusive, criou até um aplicativo próprio de aprendizado, o Swift Playgrounds.

Publicidade

E as investidas da Apple parecem ter dado certo pois, como mostra o índice TIOBE, a Swift já está na lista de linguagens de programação mais usadas por desenvolvedores e continua crescendo bastante. O ranking mostra as posições das linguagens no ano passado em comparação já com este ano.

Swift subindo no ranking TIOBE Index

A nova linguagem da Apple, que em 2016 estava em 14º lugar, agora subiu quatro posições, chegando ao 10º — e conseguindo, assim, alcançar o Top 10. Esse fato é bastante admirável se percebemos que ela é a mais nova dentre as nove que encabeçam essa lista, e ainda é a que cresce mais rapidamente. Entretanto, os analistas da TIOBE não acreditam que esse progresso vai continuar por muito tempo.

Publicidade

Este mês, a Swift entra no Top 10 do índice TIOBE pela primeira vez. Cerca de três anos atrás, a Apple anunciou que iria substituir sua linguagem de desenvolvimento de aplicativos móveis nativo, o “antigo” Objective-C, por sua linguagem recém-nascida chamada Swift. As expectativas eram altas desde o início, mas a adoção decolou lentamente. E isso aconteceu por uma boa razão: pela bastante grande extensão de uso do Objective-C. Novos aplicativos são escritos em Swift, enquanto os mais antigos escritos em Objective-C não são ativamente migrados para Swift. Este é também o que observamos em sites de clientes. Uma vez que a Swift é principalmente destinada a desenvolver aplicativos no ecossistema da Apple, espera-se que ela não vai continuar subindo tanto.

Enquanto a Swift cresce, o primeiro lugar continua sendo da linguagem Java, com mais de 16% dos desenvolvedores utilizando-a. Já a Objective-C, preferida anteriormente pela Apple, mantém sua lenta e constante queda no ranking — agora na 16ª posição.

[via Cult of Mac]

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Apple dá sinais de estar perdendo batalha para os Chromebooks em instituições de ensino

Próx. Post

Remova facilmente linhas e objetos indesejados das suas fotos com o app TouchRetouch

Posts Relacionados