O melhor pedaço da Maçã.

Nova linha de baterias de fornecedora da Apple permitirá dispositivos ultrafinos

Mats Wiklund / Shutterstock.com
Prédio de escritórios da TDK

A TDK (empresa japonesa líder do mercado de baterias e fornecedora da Apple) disse recentemente estar desenvolvendo uma nova linha de baterias que promete revolucionar o mercado de smartphones, permitindo dispositivos mais finos e com autonomias maiores.

Publicidade

De acordo com informações da Bloomberg, a fabricante começou a enviar pequenas baterias de íons de lítio que usam eletrodos de silício para seus clientes na primeira metade do ano passado. Esses componentes estão sendo fabricado pela Amperex Technology Ltd., uma subsidiária da empresa em Hong Kong.

Ainda segundo a TDK, essa nova tecnologia tem uma capacidade até 10% maior do que a de outras baterias, embora alguns estudos mostrem que esse número ainda possa chegar à casa dos 40%. De acordo com o analista Hideki Yasuda, da Toyo Securities, esse tipo de tecnologia também poderá beneficiar dispositivos vestíveis (o que inclui os Apple Watches), videogames portáteis, ferramentas de inteligência artificial e mais.

A solução desenvolvida pela empresa japonesa difere do resto do mercado, que tem apostado desde em baterias com células baseadas em grafeno até baterias de íons de sódio. Mesmo assim, ela tem chamado a atenção de empresas que buscam se destacar em um mercado saturado com o lançamento de dispositivos ultrafinos e com designs mais ousados.

Publicidade

Ao que tudo indica, uma dessas empresas é a chinesa Honor, que em 2023 lançou o smartphone dobrável Magic V2, o qual tem apenas 10 milímetros de espessura. Perguntada pela Bloomberg, a TDK não quis comentar o assunto e disse que não revela os nomes de seus clientes. De acordo com a Honor, porém, o modelo traz “uma bateria dupla de silício-carbono”.

A TDK, vale notar, é a maior fornecedora de baterias do mundo, embora esteja enfrentando uma competição acirrada nos últimos tempos de nomes como Samsung SDI Co. e LG Energy Solution. Segundo o CEO1Chief executive officer, ou diretor executivo. da fabricante, Noboru Saito, essa nova tecnologia faz parte de um esforço para manter sua liderança no mercado.

Notas de rodapé

  • 1
    Chief executive officer, ou diretor executivo.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Google começa a bloquear cookies de terceiros no Chrome

Próx. Post

Leilão da Receia Federal inclui iPhone 14 Pro Max por R$2 mil, iPads e mais!

Posts Relacionados