Por essa (quase) ninguém esperava: o famoso aplicativo para automação de tarefas Workflow acabou de ser comprado pela Maçã. Pelo que relatou o TechCrunch, a negociação foi finalizada hoje, mas os valores do acordo não foram revelados.
A ferramenta, de certa forma concorrente do serviço IFTTT, permite que os usuários programem a realização de tarefas a partir de comandos pré-configurados e simplifiquem trabalhos que requeiram muitas etapas para serem concluídos. O Workflow foi criado em 2014 e, com sua interface de fácil utilização, logo ganhou uma série de adeptos no mundo iOS, inclusive conquistando um altíssimo reconhecimento da própria Apple, com um Apple Design Award na WWDC 2015.
O time por trás do Workflow já está se mudando para Cupertino, e um dos líderes do time, o ex-jailbreaker de iOS Ari Weinstein, declarou:
Nós estamos muito animados em nos juntar à Apple. Trabalhamos com a Apple desde o início, desde que iniciamos nossa empresa como estudantes frequentadores da WWDC, até o dia em que desenvolvemos e lançamos o Workflow e vimos o seu sucesso impressionante na App Store. Não podemos esperar para levar o nosso trabalho ao próximo nível na Apple e contribuir no desenvolvimento de produtos que tocam pessoas ao redor do mundo.
Aparentemente, esta não é uma daquelas aquisições — que já vimos diversas vezes — em que uma empresa gigantesca compra uma pequena/média responsável por um produto interessante e este produto vai, aos poucos, sendo abandonado até deixar de existir. Ao que tudo indica, a Apple tem todo o interesse em continuar desenvolvendo o Workflow e, quem sabe, deixá-lo ainda mais poderoso com interações exclusivas com o iOS.
O primeiro passo deste compromisso da Maçã com a continuidade do aplicativo já se deu hoje mesmo: a partir de agora, o app passa a ser gratuito na App Store — antes, ele custava US$3. E, se tivermos um pouco de sorte, este é só o início.
O que achou da notícia? 😀
Atualização, por Rafael Fischmann · 03/04/2017 às 17:32
Olha só, que bacana: espontaneamente, a Apple está entrando em contato com usuários que compraram o Workflow na App Store nas últimas semanas, comunicando-os de que aplicará o valor da compra no saldo de suas contas ou de volta no método de pagamento utilizado (como cartão de crédito).
Se você está nesse bolo e (ainda?) não foi contatado pela Apple, vale entrar em contato solicitando o reembolso. A empresa costuma ser bem justa nesses casos, então se não houver abuso (tipo, alguém que comprou o app há meses pedir isso), ela com certeza irá aceitar.
[via MacRumors]